Uma quadrilha de estelionatários foi presa na manhã desta terça-feira (11/8). Seis pessoas aplicavam golpes em bancos em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal. As vítimas eram, na maioria, idosos e o principal golpe era conhecido como "conto do paco". Outras seis integrantes do grupo estão foragidos.
A polícia estava investigando a quadrilha há três meses e já tinha expedido mandados de prisão. Nilva Castilho dos Santos, 40 anos, e Alessandra Cristina Mendes Moraes, 28, foram presas em Goiânia (GO); Diva Mendes de Aguiar, 48, foi capturada em Águas Lindas de Goiás (GO); João Francisco Aragão Alves, 47, e Gilvam Pinto Veloso, 48, foram capturados no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA); Francisco Carlos Conceição da Silva, 47, foi preso em Floresta Alta (GO).
A 2; DP (Asa Norte) não soube informar quantos golpes a quadrilha realizou, pois nem todas as pessoas registravam ocorrência. Também dificulta a contagem o fato de atuarem em duplas e em vários lugares ao mesmo tempo.
Conto do Paco
Nesse golpe, um dos criminosos deixava cair um pacote de dinheiro e saia do banco. Em seguida, um outro achava o pacote e comentava com a vítima que iria pedir uma recompensa e deixava uma carteira como garantia que iria voltar.
Ao retornar ao banco, o criminoso convencia a pessoa a fazer o mesmo esquema. No entanto, os criminosos fugiam com a carteira da vítima antes dela voltar.
Com informações do Aqui-DF