A superintendência do Distrito Federal da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã desta sexta-feira (7/8), a Operação Acostamento Seguro. Entre 7h e 10h30, a Blitz, na altura do km 3 da BR-20, flagrou e notificou 140 condutores pela infração, enquadrada como grave no Código Brasileiro de Trânsito.
Os 22 policiais envolvidos na ação -- equipados com três viaturas e duas motocicletas --, abordaram motoristas que trafegavam no acostamento da via e averiguaram os documentos dos veículos. Um motociclista foi multado por não possuir habilitação para conduzir motos. Três pessoas estavam sem documentos.
O chefe da comunicação social da PRF, inspetor Dalvimar Lucas Barbosa, justifica a fiscalização pela grande quantidade de veículos que, notou-se, andam no acostamento. "Isso tem causado muitos acidentes. Acostamentos foram feitos para bicicletas e pedestres, não para carros. "
Punição
A multa pela infração de trânsito é de R$ 574. Os motoristas flagrados estão sujeitos, ainda, a perder sete pontos na carteira. Nesta manhã, todos foram notificados. As multas devem chegar nas residências de cada um em até um mês.