O Distrito Federal deve receber uma série de novas escolas públicas até o próximo dia 10. Até lá, o governador José Roberto Arruda entregará as oito primeiras escolas e três ampliações. Nesta segunda-feira (3/8), reinício das aulas, foram inauguradas uma nova escola e duas ampliações em Samambaia. A agenda de inaugurações deve prosseguir até o fim do semestre.
Amanhã, será o dia da inaguração de uma escola em Brazlândia e da ampliação de um Centro de Ensino em Planaltina. Todas as novas escolas começaram a funcionar hoje, com o inicio do segundo semestre letivo de 2009, apesar de serem oficialmente inauguradas pelo governador posteriormente.
Na última quarta-feira (29/7), o secretário de Educação, José Luiz Valente, autorizou a publicação no Diário Oficial do DF (DODF) de portarias que criam as 25 novas escolas, 21 para serem inauguradas esse semestre, uma vez que as outras já estavam em funcionamento.
Os cargos de diretor, vice-diretor, chefe de secretaria, supervisor pedagógico e administrativo (diurno e noturno) para essas e outras escolas já foram criados pelo governador Arruda por meio da Lei 4.373 publicada no DODF em 27 de julho. Do total de cargos criados pelo governador (567), 46 são de diretores e vice-diretores.
Porém, nem todos esses diretores e vices serão destinados às novas escolas. "Muitos desses cargos servirão para ajustes internos nos quadros da SEDF e para a reorganização de tipologia de algumas escolas existentes", afirmou o secretário José Luiz Valente.