Os twitteiros de Brasília escrevem de tudo, inclusive relatos sobre a rotina, dicas de sites interessantes e discussões ligadas à cidade. Quando decidiu criar uma página no Twitter, o estudante de publicidade Edson Sousa Jr., 20 anos, optou por falar sobre restaurantes e serviços oferecidos na capital. Ele vai ao local e avalia preço, qualidade, ambiente, cordialidade e outros aspectos do estabelecimento. Edson publica a opinião e ela é disseminada para 196 pessoas (número de leitores da página até a noite da última sexta-feira). O Twitter do estudante foi batizado de @ocliente (todos os nomes de páginas da rede são precedidos pela @).
Edson entrou no Twitter depois de notar que os amigos estavam vidrados na nova ferramenta, no fim do ano passado. ;A ideia era postar no Twitter o que saísse no meu blog, mas ele acabou se ampliando e começou a ter conteúdo próprio;, disse o estudante. Edson passou a abastecer a página com dicas de estabelecimentos comerciais da cidade e ganhou seguidores. ;É a visão de um consumidor comum, que quer produtos bons e baratos. Eu vou aos lugares e sou muito exigente, percebo o tratamento, os preços;, explicou. Além dos restaurantes, ele fala de laboratórios, academias, clínicas veterinárias e qualquer outro lugar que entre na rotina. O autor do @ocliente procura incluir pelo menos um texto por dia na página. ;É assim que você sobrevive no Twitter. Sem postar, você fica sumido;, completou.
O uso do Twitter para divulgar dicas da cidade vem ganhando adeptos. Há três meses, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) lançou uma página para avisar aos leitores sobre exposições e mostras de filmes. Sempre que uma novidade aparece na programação, os seguidores são lembrados. ;Tínhamos a preocupação de colocar conteúdo relevante nesse canal. Falamos que é o último dia de uma exposição, que daqui a uma hora começa uma sessão de cinema. É uma dinâmica específica;, disse o gerente de internet do Banco do Brasil, Maurício Bichara. O @ccbb_df contava com 1.411 seguidores na noite de sexta-feira.
Endereços candangos
Conheça alguns twitters escritos por gente de Brasília:
; http://twitter.com/deboabrasilia
; http://twitter.com/agendabsb 50anos
; https://twitter.com/BrasiliaDF
; http://twitter.com/ocliente
; http://twitter.com/odeio
; http://twitter.com/ccbb_df
Em duas semanas, 400 seguidores
A cultura no DF é o centro de interesse do Twitter da professora da Universidade de Brasília (UnB) Beatriz Salles, 44 anos. Ela lançou a página @agendabsb50anos há duas semanas para discutir a criação de políticas culturais e o aniversário de 50 anos da cidade. ;Usamos o Twitter com o objetivo de sensibilizar a população para a cultura do DF. Ele é um boom no mundo todo porque é de fácil manuseio e a mensagem deve ser direta e concisa;, afirmou Beatriz. A professora usa diversas ferramentas oferecidas pela internet, como o Orkut e blogs, para promover a comunicação entre pessoas interessadas no tema. ;Queremos falar sobre a questão do aniversário em si e repensar o que é Brasília e as condições de trabalho da cultura em todas as cidades do DF;, ressaltou. A página reúne quase 400 pessoas, inclusive estudantes, artistas, pesquisadores e representantes da Câmara Legislativa.
A graça do Twitter é que ele tem a utilidade definida pelo autor da página. Pode ser um relato de ações cotidianas, um espaço para debates e críticas calorosas, a divulgação de uma ideia qualquer, ou mesmo para desabafar. O publicitário e aluno de mestrado da UnB Josaías Cardoso Ribeiro Júnior, 30 anos, escolheu a última opção. Criador do @odeio, ele começa a maioria das frases com o verbo na primeira pessoa do singular. Entre as últimas reclamações do estudante, estão ;@odeio quem inventou o design dos abadás;, ;@odeio quando ganho camisas e elas não cabem em mim; e ;@odeio a nova gíria ;mara;;.
O excesso de rabugentice não incomoda os quase 200 seguidores. ;As pessoas sempre dizem que eu reclamo demais e é verdade. Pensei: por que, em vez de guardar, eu não registro as pequenas irritações do dia a dia? Quem sabe não encontre pessoas que concordarão? E sempre tem alguém que concorda com um ou outro ;odeio;;, afirmou. Os leitores não só concordam, como reproduzem as opiniões de Josaías em suas próprias páginas no Twitter. A ação de copiar o pensamento de um twitteiro (com os devidos créditos) ganhou até nome: retwittar. O publicitário encara o site como uma maneira de exercitar a criatividade e a escrita, por isso não pretende abandoná-lo tão cedo. Pelo visto, os leitores continuarão a se identificar com reclamações sobre trânsito, reuniões de trabalho, aviões e outros elementos que acabam com o humor de Josaías.
A estudante Juliana Carvalho Barros, 17 anos, alcançou a marca de 50 posts em um único dia no Twitter. A dona do @JuCarvalhoo é uma das mais populares de Brasília, com quase 2 mil seguidores. Ela usa a ferramenta para trocar recados e divulgar links de sites interessantes. ;Às vezes, eu posto um link que achei legal, jogo conversa fora ou falo o que estou fazendo. Sou viciada no Twitter, todo dia estou lá;, revelou. Quando vê algo diferente na rua, Juliana recorre ao celular com acesso à internet para expor seu pensamento.
O Twitter passo a passo
Como participar?
Entre no site http://twitter.com, que levará à página inicial do Twitter. Na parte de baixo do quadro, estão alguns dos assuntos mais comentados pelos usuários da rede naquele momento. Clique no botão onde se lê Sign up now e preencha um curto formulário com alguns dados. Ele vai pedir que você crie um nome de usuário com senha e digite o e-mail.
Como seguir outras pessoas?
A lógica do Twitter consiste em seguir pessoas e ser seguido por elas. Isso significa que você receberá as mensagens escritas por seus amigos e seus seguidores lerão o que você digitou. Assim que a inscrição é feita, o site apresenta na tela algumas opções de pessoas para você seguir. Se alguma delas lhe interessar, aceite a sugestão ; caso contrário, pule para a próxima tela. Encontre outras pessoas pelo sistema de buscas (botão Search na página inicial do seu perfil).
Como postar?
Na parte de cima do seu Twitter, há uma caixa de texto precedida pela pergunta What are you doing? (em português: O que você está fazendo?). A resposta para essa pergunta não pode ter mais do que 140 caracteres (cada letra, ponto ou espaço conta como um caractere). Os twitteiros aproveitam para falar do que a pergunta sugere e escrevem pensamentos soltos, dicas, frases de humor, etc.
Fique por dentro
No Twitter, ninguém fica fora das conversas. Os assuntos mais comentados são facilmente encontrados na lateral direita da tela. A coluna Trending topics lista os temas da moda, e qualquer um pode dar opinião sobre eles. Durante a semana, lideraram a lista Harry Potter, eleições no Irã e o celular iPhone.