Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cresce em 12% o número de apreensões de armas no DF

Nos primeiros sete meses deste ano, a Polícia Militar apreendeu 1.267 armas de fogo. Em comparação com o mesmo período de 2008, o número corresponde a um aumento de 12% na quantidade apreendida. Os dados correspondem a um balanço divulgado pela corporação nesta sexta-feira (31/7).

De acordo com o chefe da Comunicação Social da PM, coronel Carlos Alberto Teixeira, a estatística reflete o aumento no policiamento. ;Estamos fazendo diversas operações no sentido de combater a criminalidade. Abordamos veículos e também indivíduos em todas as cidades satélites e no Plano Piloto;.

Além disso, Teixeira destacou que as ações visam, não apenas apreender armas. ;Com as abordagens conseguimos diminuir a quantidade de seqüestros relâmpagos e de roubos de coletivos;.

Juventude em risco
Em muitas das ocorrências, os militares apreenderam as armas em poder de adolescentes. De acordo com os dados, quase sempre o menor age acompanhado por um maior conhecedor da legislação, o qual delega o artefato para que o menor assuma a responsabilidade. Houve a participação de adolescentes em 40% das prisões por porte ilegal de armas de fogo.

A maior parte das apreensões acontecem em fim de semana e no período noturno. Em média, a PM retirou de circulação 50 armas por semana. Sexta, sábado e domingo foram os dias mais recorrentes.

Campeãs
Ceilândia, Samambaia, Planaltina e Taguatinga são as cidades do DF campeãs em apreensões de armas de fogo. Juntas, as quatro responderam por 51% dos flagrantes. Revólveres e pistolas lideram o ranking da ilegalidade, mas também foram encontradas armas de uso restrito das forças armadas ou de polícias, além outras de grosso calibre como espingardas.