Uma quadrilha acusada de tráfico de drogas foi desmontada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (30/7), por volta das 6h, após cumprimento de 12 mandatos de prisão. Sete pessoas foram presas e dois menores detidos em Santa Maria e Valparaíso (GO). Com eles, foram apreendidas drogas, armas, munições, 10 celulares, 13 modelos de binóculos e R$ 2.169 em espécie.
Além dos menores de 13 e 16 anos detidos, foram presos Pedro Henrique Dias Freitas, conhecido como "PH ou Neguinho", 21, considerado pela polícia como líder do grupo, e Francisca de Paulo Otaviano, a "Paulinha", segundo a polícia, irmã de um traficante famoso chamado "Galba", que cumpre pena há alguns anos no Presídio da Papuda.
Clênio Gonçalves da Silva, 27 anos, Anderson Viana Mendes, conhecido como "Gordinho", 19, Luiz Carlos Gonçalves da Silva, "Luizinho", 21, Danillo Roberto Justino Martins, 20, e José Rodrigues Portela, 27, também foram presos nesta manhã.
De acordo com o titular da 33ª DP (Santa Maria), Watson Warmling, o grupo era da quadra 205 de Santa Maria e, além de agir na cidade, atuava no Entorno do DF e Plano Piloto. Na casa de Francisca, a polícia encontrou os celulares, munições, maconha, os binóculos e celulares e um revólver calibre .45, de uso exclusivo das Forças Armadas. Com um outro membro do bando foi achado uma pistola calibre 357.
Em março deste ano, a Polícia Militar abordou o carro de um integrante da quadrilha. Os homens que estavam no veículo trocaram tiros com os militares, mas conseguiram fugir. O carro foi abandonado em Santa Maria.
No interior do veículo, foi achada uma sub-metralhadora 9 milímetro, de fabricação caseira e uma pistola calibre 380. A partir deste fato a polícia conseguiu chegar ao restante do grupo. A polícia investiga ainda a participação de outras três pessoas que estão foragidas.
Todos os envolvidos já tinham passagens pela polícia no DF e em Goiás por crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo e furto. Desta vez, eles foram autuados por tráfico de drogas e formação de quadrilha. Francisca de Paulo também vai responder por posse ilegal de arma de fogo e corrupção de menores.