A Administração Regional de São Sebastião iniciou na terça-feira (21/7) as obras de revitalização do Parque Ambiental do Bosque. Com ajuda da Novacap, várias obras serão realizadas para que a população da cidade volte a utilizar e ver o parque como uma área de lazer.
De acordo com o administrador de São Sebastião, Alan Valim, o local, por estar em estado de completo abandono, era utilizado como área de refúgio para a bandidagem da região. "Traficantes escondiam drogas lá, era um local onde se registrava casos de prostituição, e isso agora vai mudar", conta.
O parque deve ficar pronto para uso da população em 90 dias. A Novacap, explica Valim, vai fazer um trabalho com máquinas para construir calçadas, colocar asfalto e construir banheiros. Já a Administração está responsável pela limpeza do local, visto que muitos moradores despejavam lixo e entulho no parque, e pelo corte de grama e mato. "O parque ficará semelhante ao Olhos D%u2019Água (Plano Piloto) e ao Taguaparque (Taguatinga)", explica com animação.
Cercas de alambrado serão colocadas apenas ao redor da área de preservação, mas a área de lazer, com um campo de futebol e uma quadra poliesportiva que já são utilizados ficará aberta. "A população pediu que fossem retiradas as grades do projeto para ficar mais acessível", explica o administrador.
Valim também deixou claro que, embora seja aberto, o parque deve ser cuidado pela própria população. "Fizemos um trabalho para educar as pessoas. As instruindo a não jogar nenhum tipo de lixo no parque", diz.
O Parque Ambiental do Bosque foi criado em abril de 1993. Desde então novas estruturas foram sendo construídas, como o campo de futebol e a quadra esportiva, mas o espaço verde ficou abandonado durante todo esse tempo.