Jornal Correio Braziliense

Cidades

Rede pública oferece 9,4 mil vagas para EJA

Ainda há tempo para estudantes do Distrito Federal ingressarem na rede pública de ensino. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferece, até esta segunda-feira (20/07), 9,4 mil vagas remanecentes para o segundo semestre de 2009. Os interessados os devem se dirigir às unidades de ensino onde querem estudar para efetuar a matrícula .

Após esta data será possível fazer a matrícula, mas somente nas instituições em que restarem lugar. Para efetuar a matrícula é necessário apresentar um documento de identificação pessoal (original e cópia), duas fotos 3 x 4, comprovante de endereço, histórico escolar ou declaração provisória de escolaridade fornecida pela instituição escolar onde o aluno estudou.

A oferta poderá aumentar, em decorrência de desistências. As vagas remanescentes foram disponibilizadas com base nas informações fornecidas pelas escolas à Secretaria de Educação do DF (SEDF) até sexta-feira (17/07). Mas, de acordo com a diretora de Organização do Sistema de Ensino da SEDF, Claudimary Pires da Silva, em geral, 20% dos contemplados na EJA acabam desistindo, por isso o número deve ser maior que o levantado no último balanço.

Telematrícula
As inscrições para a EJA 2; semestre de 2009 foram feitas por meio do sistema Telematrícula. Ao todo, 11.851 pessoas se inscreveram e 99,12% (11.746) foram atendidas. A procura por vagas foi maior no 2; e 3; segmentos da EJA. No 1; segmento da EJA (equivalente aos anos iniciais do Ensino Fundamental), inscreveram-se 708 jovens e adultos e todos foram atendidos.

No 2; segmento (que corresponde aos anos finais do Ensino Fundamental), 5.763 pessoas procuraram uma vaga; destas, 5.688 (98,70%) puderam ingressar na escola onde desejavam. Já no 3; segmento (equivalente ao Ensino Médio), foram computadas 5.380 inscrições e 99,44% (5.350) delas foram contempladas com a vaga na instituição de ensino pleiteada.