O Conune teve início ontem, com uma sessão solene na na Câmara dos Deputados em homenagem aos 72 anos de história da UNE, mas a maioria
"Para nós, é muito importante um encontro com o presidente Lula. Sabemos que vamos receber algumas críticas, porque tem gente que acha que a UNE deve ser sempre do contra, mas é a oportunidade de apresentarmos nossas reivindicações e, quem sabe, elas serão bem recebidas", disse a estudante de História da Universidade 9 de Julho, Raisa Marques, que veio de São Paulo para trabalhar como voluntária no Conune.
À tarde, eles farão uma passeata na Esplanada dos Ministérios ;Em Defesa do Petróleo e da Petrobrás;. A concentração está marcada para às 14h, em frente a Catedral Metropolitana.
Os debates e palestras começam amanhã e movimentam, durante todo o dia, os espaços da Universidade de Brasília (UnB). Os temas vão de meio ambiente e direitos humanos à democratização dos meios de comunicação.
A plenárias terão início no sábado, no Ginásio Nilson Nelson. São nelas que os delegados, alunos representantes de faculadades e universidades, definem, por meio de votação, os rumos da política estudantil. No domingo, na plenária final, eles escolhem a diretoria e o próximo presidente da UNE.
Diversão e arte
Como nem só de ativismo político vive o movimento estudantil, a organização do evento reservou a noite para a badalação. Nesta quinta eles poderão se divertir ao som de Leci Brandão e da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju. Os shows estão previstos para começar às 21h, no Teatro de Arena UnB.
Na noite de sábado, a partir das 20h, a Banda Fora de Si, o Rapper Gog, e o cantor Edson Gomes fazem a festa Camping Show (Albergue da Juventude). No domingo, as bandas Chimaroots e Pé de Cerrado fecham a programação cultural com shows na Prainha da ASBAC.