Um avião da Gol que fazia escala em Brasília ficou retido na manhã desta segunda-feira (13/7) no Aeroporto Juscelino Kubitschek por cerca de uma hora devido a uma suspeita de Influenza A (H1N1) -- conhecida como gripe suína. O voo 1783, vindo de Manaus, chegou por volta de 8h com 109 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. No pouso, após o alerta feito pelo comandante sobre os sintomas da nova gripe, um passageiro de 64 anos, que fazia escala na cidade, afirmou estar com dor de garganta. O piloto suspendeu o desembarque e avisou à torre de comando, que comunicou a suspeita ao posto da Agência Nacional de Vigilância Aanitária (Anvisa) no terminal.
[SAIBAMAIS]
O comandante foi orientado a não parar nos fingers (pontes de embarque e desembarque com acesso direto às aeronaves) e fazer o desembarque na pista. Antes de descerem do avião, todos os passageiros receberam máscaras e tiveram que preencher um formulário para informar dados pessoais e se estavam com sintomas de gripe. O procedimento durou cerca de 20 minutos.
O passageiro com os sintomas permanceceu no avião, onde foi examinado por um médico da Anvisa, que descartou a suspeita, já que ele não tinha febre, não esteve no exterior recentemente e nem teve contato com um possível infectado pelo novo vírus.
"O paciente disse que estava com dor de garganta e dor de cabeça, mas não tinha febre e, após o exame, disse que nem dor de cabeça estava sentindo mais. Ele seguiu viagem normalmente", afirmou José Dias, coordenador da Anvisa em Brasília.
Após preencher um formulário, o homem foi liberado para seguuir viagem com a esposa para Aracaju (SE).