Marcado pela presença de concessionárias de veículos, lojas de material de construção e de informática, agências bancárias, feiras e uma infinidade de outros negócios, o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) completa 49 anos amanhã. A região se aproxima de meio século de existência marcada pelo contraste. Começou como depósito das construtoras para armazenamento de material das obras da futura capital federal e se tornou referência no comércio e na produção brasilienses. As comemorações de aniversário tiveram início ontem com várias atrações e seguem até amanhã com uma série de atividades.
A festa de domingo recebeu cerca de 1,8 mil pessoas. Café da manhã e disputa pelo Grande Prêmio SIA de Ciclismo preencheram a manhã. À tarde, a confraternização teve direito a passeio de balão, tratamento odontológico gratuito, serviços do Na Hora, brincadeiras infantis, shows, exposição de fotos da história de Brasília, além de sorteio de prêmios e queima de fogos.
Segundo o administrador do SIA, Miguel Lunardi, o setor aparece como um dos pilares do Distrito Federal em termos de arrecadação, com 56% do total recolhido com ICMS. ;Nos últimos dois anos, o GDF investiu R$ 50 milhões no SIA;, destacou. A área também foi contemplada com obras de fluxo viário para viabilizar a entrada e a saída de veículos. ;Todos os dias, entram por aqui mais de mil caminhões. Se não mudasse o trânsito logo, o colapso continuaria.;
Lunardi acrescentou que os sistemas de limpeza e de segurança também receberam atenção, mas lembrou que o transporte público precisa melhorar. Defendeu o atendimento de mais linhas de ônibus e a construção de paradas. ;Hoje, os pontos têm capacidade para até 10 pessoas, mas temos cerca de 200 a 300 funcionários que precisam receber proteção;, explicou. Por meio de parceria público-privada, seis novas paradas estão em construção na via principal do SIA.
Outra preocupação do administrador é oferecer possibilidades de leitura para os frequentadores da região administrativa. Até o fim do ano, serão instaladas 200 bibliotecas em empresas do SIA. Uma rede de postos de gasolina fornecerá os livros, recebidos por doação. As estantes também serão dadas por empresários. As 10 primeiras bibliotecas serão inauguradas hoje e amanhã (veja programação). Abandonada há anos, a guarita da Central de Abastecimento do (Ceasa) deverá tornar-se uma biblioteca nos próximos 15 dias.
Exemplos
Elena de Moura Ferreira, 53 anos, é uma das milhares de pessoas que colaboram para o desenvolvimento do SIA. Proprietária de uma pequena loja na Feira dos Importados, é uma das precursoras do polo de vendas responsável por boa parte do movimento na região administrativa. A comerciante se instalou na área destinada à feira em 1997, ano em que o governo local transferiu grupo de vendedores ambulantes do estacionamento do estádio Mané Garrincha, na região central do Plano Piloto, para o SIA.
A história da ambulante começou na 504 Sul, na avenida W3, no final da década de 1980. Depois de trabalhar com roupas, brinquedos, tapetes, bijuterias e bolsas, apostou nos utensílios domésticos para ganhar a vida em um ponto fixo. As condições de infraestrutura melhoraram bastante ao longo dos anos, na avaliação da feirante. ;Agora, trabalho sossegada. Era terrível viver nas ruas correndo do rapa;, disse. A feirante só lamentou a atual queda nas vendas. ;Quando a gente chegou aqui era muito bom. Pena que caiu muito.;
Bem perto da loja de Elena, fica a Pastelaria do Beto, referência na Feira dos Importados há 12 anos. O segredo do sucesso, segundo Roberto Cavalheiro Júnior, filho do proprietário, é a qualidade dos produtos e do atendimento. Os pastéis de carne e de queijo, além dos churrasquinhos, são o forte da empresa. ;No início, era muito difícil, não tínhamos cobertura e, quando chovia, inundava tudo;, recordou o jovem.
Responsável por parte da distribuição de frutas e verduras do Ceasa, o empresário Gelson Backes, 23 anos, tem orgulho de trabalhar no SIA. Ele chega ao serviço às 6h. Começou o negócio aos 18 anos e hoje vende os produtos para supermercados e verdurões do DF e de outras unidades da federação. ;É gratificante fazer parte do SIA e ser um dos poucos no ramo. Aqui é um lugar muito excelente para o comércio e tem boa localização;, avaliou.
Programação de aniversário
Hoje
9h ; Tratamento odontológico e oftalmológico móvel no Trecho 8, em frente à Administração do SIA.
10h ; Inauguração de bibliotecas nas empresas Pastelaria do Carlinhos, Concrecon, Brasal, Dalton Pintura Automotiva
e Só Reparos.
Amanhã
9h ; Tratamento odontológico e oftalmológico móvel, ao lado do posto policial.
10h ; Inauguração de bibliotecas no SIA Parque Hotel, Cinfel, V12 Motors, SIA Pastel e Associação da Feira dos Importados.
12h30 ; Bolo de aniversário no canteiro central da Cinfel.