Construir ficou mais barato no Distrito Federal entre janeiro e junho deste ano: o preço referencial para cada metro quadrado edificado caiu de R$ 757,49 para R$ 750,78 no período, o que significa 1,66% a menos.
Para determinar a variação do custo a cada mês, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) avalia valores de uma cesta de 25 produtos - como cimento, aço, tinta, frete e outros - chegando assim ao Custo Unitário Básico (CUB). O recuo nos últimos seis meses parece pequeno, mas historicamente o indicador tem tem tendência de aumento, e não de queda.
[SAIBAMAIS]De acordo com o vice-presidente e diretor da Comissão de Economia e Estatística do Sinduscon-DF, Frederico Corrêa, o CUB mais barato nos últimos seis meses pode ser atribuído à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre vários insumos da construção civil.
"Só não houve uma queda maior porque negociamos o reajuste anual dos trabalhadores do setor em maio, com concessão de aumento de 6,5%, o que resultou em variação positiva de 6,98% no CUB. Mas é um índice que não tem tradição de abaixar, costuma aumentar de 7% a 8% ao ano", diz Corrêa. "O IPI reduzido ajudou a conter o preço de insumos importantes da construção, como o cimento", acrescenta.
Com relação a maio deste ano, o CUB por metro quadrado do DF teve leve alta em junho, de 0,15%.