A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou neste sábado (27/6) mais dois casos da influenza A (H1N1) no DF. Segundo a Secretaria, são duas pessoas que viajaram recentemente para o exterior. Com as novas confirmações, chegam a 21 os casos no DF.
[SAIBAMAIS]
Na última quinta-feira (25/6), mais seis casos haviam sido confirmados, sendo um de uma mulher adulta que não viajou para fora do país e foi contaminada depois de entrar em contato com um dos casos confirmados anteriormente. Todos os outros eram de pessoas que viajaram para o exterior, principalmente para a Argentina, Canadá e Estados Unidos.
Um boletim do Ministério da Saúde informou hoje que foram registrados mais 69 novos casos de infecção pelo vírus Influenza H1N1 em todo o país; agora o Brasil contabiliza um total de 591 casos.
Novos procedimentos
Ontem (26/6), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou novos procedimentos para o tratamento de casos suspeitos da doença. Temporão também orientou escolas e empresas a não interromper suas atividades em função da doença sem uma orientação prévia das autoridades de Vigilância em Saúde.
Recomendação para não viajar
Na terça-feira, o Ministério da Saúde recomendou que fossem adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela gripe suína - gripe A (H1N1) -, entre eles Argentina e Chile.
Temporão ressaltou que a medida se trata de uma recomendação e não de uma determinação, pois o governo não pode proibir a circulação de pessoas, já que não há uma determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto.
Segundo o ministro, a recomendação vale apara todos os brasileiros, em especial para mulheres grávidas, pessoas imunodeprimidas (pacientes com câncer e em tratamento de Aids, por exemplo), crianças menores de 2 anos e idosos com 60 anos ou mais.
Com Agência Brasil