O local escolhido não foi o mais adequado para o clima de romance de um casal que namorava dentro de um carro na SQN 408. Na madrugada desta sexta-feira (26/6), por volta das 2h30 os namorados foram abordados por um homem armado com um revólver cálibre .32. Após levar pertences das vítimas, o assaltante fugiu, mas foi preso, horas depois, no Shopping Pátio Brasil.
De acordo com o delegado titular da 5; DP (Setor Bancário Norte), Laércio Rossetto, Diego Maycko Dantas dos Santos, 26 anos, armado com o revólver de fabricação argentina, pediu a bolsa da mulher, pegou dinheiro, dois aparelhos celulares e fugiu.
Por volta das 5h30, Diego circulava pelas dependências do shopping, quando os seguranças do local desconfiaram da atitude dele. Durante a revista, foi encontrada a arma, os celulares roubados e dois cartuchos de munição intactos.
Eles encaminharam o suspeito à delegacia da área. Lá, os agentes entraram em contato com os donos dos aparelhos e confirmaram o assalto. Segundo o delegado, o casal ainda não tinha registrado a ocorrência pois estava muito abalado.
Após reconhecimento pelas vítimas, Diego foi autuado por roubo e porte ilegal de arma. Pelo roubo ele pode pegar de cinco a 15 anos de prisão e de dois a quatro anos pelo porte ilegal de arma.
Cuidado
Rossetto alerta, principalmente os jovens para que evitem namorar dentro do carro, para a própria segurança. %u201CAs pessoas não devem permanecer dentro do veículo mais tempo do que o necessário para o embarque e desembarque, muito menos para namorar%u201D, orienta.
No momento de entrada e saída do veículo, diz o delegado, a vítima é presa fácil. "Elas estão desatentas, com a chave do carro na mão, documentos e pertences pessoais. É neste momento que pode ocorrer assaltos, sequestro relâmpago e latrocínio", explica o delegado, que conclui: "As vítimas não devem facilitar a ação dos criminosos".
Laércio Rossetto dá outras dicas para evitar abordagens surpresas de criminosos:
- Procurar olhar ao redor para ver se há pessoas próximas sem um motivo aparente
- Estacionar em locais mais iluminados e movimentados
- Se ver alguém suspeito, procurar outro local para estacionar
- Se um motorista perceber que é seguido por alguém em outro veículo, seguir direto para uma delegacia próxima para pedir socorro. Os policiais devem fazer a abordagem do suspeito e averiguação do caso.
Sequestro relâmpago
Na noite desta quinta-feira (25/6), uma mulher de 20 anos foi vítima de sequestro relâmpago após ser raptada quando descia do carro na porta de casa, em Taguatinga Sul. Ela teria sido estuprada e abandonada em um matagal de Santo Antônio do Descoberto, segundo informações da Divisão de Comunicação (Divicom) da Polícia Civil. Três pessoas teriam participado do ação.