Jornal Correio Braziliense

Cidades

DF confirma mais seis casos de gripe suína. Agora são 19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou mais seis casos da influenza A (H1N1) no DF, sendo que um desses casos foi de uma mulher adulta que não viajou para o exterior e foi contaminada depois de entrar em contato com um dos casos confirmados anteriormente. Todos os outros são pessoas que viajaram para o exterior, principalmente para a Argentina, Canadá e Estados Unidos.

Com as confirmações desta quinta-feira (25/6), são 19 os casos confirmados no DF: 11 mulheres e oito homens. Dos novos casos, quatro já receberam alta do isolamento e dois permanecem em isolamento, mas em casa.

Recomendação para não viajar
Na terça-feira, o Ministério da Saúde recomendou que fossem adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela gripe suína ; gripe A (H1N1) ;, entre eles Argentina e Chile.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ressaltou que a medida se trata de uma recomendação e não de uma determinação, pois o governo não pode proibir a circulação de pessoas, já que não há uma determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto.

Segundo o ministro, a recomendação vale apara todos os brasileiros, em especial para mulheres grávidas, pessoas imunodeprimidas (pacientes com câncer e em tratamento de Aids, por exemplo), crianças menores de 2 anos e idosos com 60 anos ou mais.

Reforço nas Fronteiras
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) infomou na quarta-feira que serão distribuídos, até sexta-feira (26/6), cerca de 500 mil formulários de Declaração de Saúde do Viajante (DSV), como mais um instrumento no reforço do trabalho que é feito nos postos de fronteira para barrar a entrada, por via terrestre, do vírus da influenza A (H1N1), assim como nos portos e aeroportos.

Segundo o órgão, o monitoramento da chegada das pessoas que vêm do exterior já é feito por meio da declaração apresentada à Receita Federal, mas, a partir de agora, haverá um acompanhamento especial para identificar possíveis casos suspeitos de contaminação da gripe suína.

Com Agência Brasil