Uma costura de integrantes da bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados vai acelerar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 261, que prevê a eleição direta para administradores regionais. A PEC completou o primeiro aniversário no Congresso no último dia 10, mas ao mesmo tempo em que existem defensores de que o projeto comece a caminhar, há uma outra turma de polÃticos e até de cidadãos comuns contrários à sugestão.
O acordo para apressar o andamento da PEC 261 foi facilitado a partir da ascensão de Tadeu Filippelli (PMDB) à presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em março deste ano. É nessa etapa que se encontra a PEC de autoria do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB). Ambos integram a bancada federal do DF. "Filippelli assumiu o compromisso de colocar o projeto na pauta, no mais tardar até semana que vem", aguarda Rollemberg. O presidente da CCJ confirma a disposição de pinçar a PEC 261 para apreciação em breve. Ela estabelece que a eleição para administrador ocorra com a de governadores, senadores, deputados. "Não há a previsão de custos nem da divisão de BrasÃlia em municÃpios, o que elimina a hipótese de criação da Câmara de Vereadores", garante Rollemberg.
Deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) fala sobre a emenda constitucional de sua autoria que prevê a eleição direta para administradores no DF