A paixão de Carlos pelo Fusca 1985 é declarada. Dia sim, dia não, ele dedica três horas para limpar e encerar o carro. Vive com um pano na mão para tirar as marcas dos dedos de curiosos que se aproximam do veículo vermelho. O policial é um dos novatos do Clube do Fusca e Antigos de Brasília, que há nove anos reúne amantes do veículo projetado na década de 1930. O policial ganhou o carro de presente há quatro meses e realizou o antigo sonho de criança. Trocou lanternas, faróis, retrovisores, bancos, além de outras inúmeras peças, e deixou o Fusca novo. O exemplar pode ser visto de hoje a domingo no Taguatinga Shopping, em exposição comemorativa aos 50 anos do Fusca no Brasil.
A fábrica da Volkswagen abriu as portas no país em 1959 e produziu o Fusca até 1996, com algumas interrupções. Nesse período, o carro sofreu alterações no visual e na mecânica. O Clube do Fusca levará cinco exemplares ao centro de compras para mostrar a evolução do veículo. Um dos mais antigos da mostra é original de 1966, que mantém a cor verde-Amazonas. ;Comprei ele há dois anos, sou apaixonado por Fusca desde criança;, disse o dono do carro, o publicitário Gerry Torres, 28 anos. Ele só dirige a raridade nos fins de semana ; mas nunca à noite ou quando chove. O Fusca passa os dias coberto por uma lona para não tomar sol e está sempre brilhando. As ofertas de compra são constantes, mas Gerry nunca topou fazer negócio. ;Não vale pelo dinheiro, vale pelo gosto de ter o carro;, justificou.
Aficcionados
A carreata será liderada pelo Fusca 1969 do presidente do clube, Carlos Henrique Ferreira, 35 anos. O veículo é uma réplica do Herbie, personagem do filme Se meu Fusca falasse e de outros longa-metragens que se seguiram. Todas as peças são originais do fim dos anos 60 e os adesivos na lataria imitam o visual do Herbie. O carro só deixa a garagem para participar de eventos, mas ainda pega estrada de vez em quando. ;O Fusca ganhou respeito no trânsito. Você passa e as pessoas tiram foto, pedem para conhecer;, comentou Carlos Henrique. Até a cor do Herbie brasiliense é a mesma do estrangeiro: branco-lótus. Além do carro, ele mantém uma coleção de 1.211 miniaturas de Fuscas, que demandam 6h15min para ficarem limpas.
Também participa da exposição um Fusca Dragster FLTT de 1976. O carro não tem motor, bancos, faróis ou vidros. Tudo é retirado para garantir melhor desempenho nas provas de arrancada ; os carros percorrem 402m e quem chegar mais rápido ganha. O passeio dura entre nove e 13 segundos e o Fusca pode chegar a 240km/h. O exemplar presente no shopping é tricampeão brasiliense de arrancada e levou o quinto lugar do campeonato nacional em 2003.