O sonho da casa própria pode estar mais perto de Jussara Sabrina Pereira da Silva. Com a meta de ofertar novas moradias, o Governo do Distrito Federal (GDF) lança amanhã um novo programa de cadastro único da Companhia Habitacional de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). A ideia é abrir, em até dois meses, inscrições para pessoas interessadas em adquirir lotes ou residências no Distrito Federal, que não estão na lista de espera já existente. Com a aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), são mais de 60 mil moradias em diversas áreas do DF. As novas inscrições vão se somar às mais de 100 mil já existentes no programa da Companhia de Desenvolvimento.
Para se inscrever, o interessado deve morar no Distrito Federal há mais de cinco anos, não ter sido beneficiado anteriormente, não possuir imóvel em seu nome nome, ser maior de 18 anos ou ser emancipado e ter renda familiar de até 12 salários mínimos (R$ 5.580). A intenção do governo é entregar casas ou apartamentos, e não lotes. ;Com três lotes, é possível construir 55 apartamentos. Assim , o programa consegue beneficiar mais pessoas de uma só vez;, explica o secretário de Habitação, Paulo Roriz.
Segundo o secretário, a companhia estuda um meio de percorrer todas as cidades separadamente em vez de abrir as inscrições de uma forma geral. ;Pretendemos começar com Candangolândia. A intenção é deixar uma tenda na cidade por dois ou três dias até que se cadastrem todos os interessados;, informa. Mas a maneira como será feito o processo de inscrição ainda não está definida. A outra alternativa é que se cadastrem interessados pela internet no site da Codhab ou na sede da companhia (ver serviço).
O sistema de seleção para a conquista da casa própria é somado por pontos. Os inscritos recebem números de zero a 10 mil, de acordo com a situação familiar de cada um. Quanto mais requisitos preenchidos, mais pontos são somados. Uma família com filhos e que tenha renda menor ganha um número de pontuação. Se os filhos estiverem na escola, por exemplo, a pontuação aumenta. Quanto mais próximo a 10 mil, mais rápido a pessoa é beneficiada.
As casas
As moradias terão tamanhos diferenciados. Os apartamentos devem ter dois quartos e ser de 50 a 60 metros quadrados. Eles serão subsidiados pelo Governo do Distrito Federal. Mas os futuros donos terão de pagar um financiamento. As 60 mil moradias devem ser entregues até 2010. Na segunda-feira, as chaves de 32 residências foram repassadas aos contemplados da Estrutural. As próximas construídas serão em Santa Maria, Riacho Fundo, Sobradinho II, Setor Mangueiral, Samambaia, Ceilândia e Recanto das Emas.
Na Estrutural, cada unidade habitacional tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro, além de infraestrutura como luz, água, esgoto, asfalto e saneamento básico. São 42 metros quadrados de área construída e 32 metros quadrados de área útil. O beneficiado pode ampliar a casa se sentir necessidade. Em todo o programa haverá casas de um quarto, cozinha e banheiro, que são as chamadas embrionárias. Após construídas, elas podem ter sua estrutura alterada. As instalações elétricas e hidráulicas são apropriadas para mudanças. Também estão previstas casas geminadas, de dois quartos e paredes ;coladas; umas às outras, como as das quadras 700 da W3.
A vendedora Jussara Sabrina Pereira espera ser beneficiada desta vez. Na fila há mais de quatro anos, ela não limita seus sonhos. ;Quero uma casa, independentemente do lugar e do tamanho;, conta a jovem de 22 anos, que tem um filho de 5. Ela e o marido Carlos se encaixam em todos os requisitos do programa. ;Tomara que eu consiga receber meu lote ou casa agora, aguarda a paraibana, que há 20 anos mora na capital do país.
REQUISITOS
# Morar no Distrito Federal há mais de cinco anos
# Não ter sido beneficiado anteriormente
# Não ter imóvel registrado no nome
# Ser maior de 18 anos ou ser emancipado
# Ter renda familiar de até 12 salários mínimos (R$ 5.580).
# Informações pelo 156 ou www.codhab.df.gov.br
# A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal fica no Setor Comercial Sul, Quadra 6, Bloco A, 1º andar.