A emissão de autorização de viagens nacionais e internacionais para crianças e adolescentes ficará mais ágil no Posto de Atendimento do Aeroporto de Brasília. A 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ) deve substituir, até o fim desta semana, a antiga forma de cadastro por um sistema informatizado.
"A informatização vai substituir o preenchimento manual e os dados dos pais ficarão arquivados", explica o supervisor da 1ª VIJ, Marcos Barbosa. O sistema deveria ter sido instalado na última sexta-feira (12/6), mas um problema técnico atrasou a implantação, que deve ser concluída até a próxima sexta (19/6), segundo Barbosa.
A diretora-geral administrativa da 1ª VIJ, Simone Resende, afirma que "a medida visa otimizar o tempo e propiciar segurança aos dados". Com o cadastro já armazenado no sistema, os pais ou responsáveis, munidos da documentação necessária, proderão retirar a autorização rapidamente.
O sistema, segundo diretora, será estendido aos fóruns do DF. Atualmente ele é utilizado na sede da VIJ e na Rodoferroviária.
A Seção de Apuração de Proteção registrou em 2008 um total de 10.709 autorizações de viagem no Posto do Aeroporto JK, de acordo com Marcos Barbosa. Apenas de janeiro a maio deste ano, foram contabilizadas 3.357 emissões.
Para retirar a autorização nacional e internacional, os pais ou responsáveis devem procurar o posto do Aeroporto, próximo à Polícia Federal. O atendeimento é realizado das 8h às 20h, nos dias úteis, e das 9h às 19h, aos sábados, domingos e feriados.