Cerca de 50 mil pessoas de todas as paróquias do Distrito Federal e Entorno devem participar da tradicional missa de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios, nesta quinta-feira (11/6). Para chegar ao local a população contará com metrô de graça, no período das 12h às 21h. Também estarão disponíveis banheiros para adultos, crianças e portadores de necessidades especiais.
A esperada missa, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Brasília Dom João Braz de Aviz, está marcada para às 17h. Mas, a programação está prevista para começar bem mais cedo. Às 6h30, 500 jovens e 120 crianças carentes vindas do Gama, Planaltina, Sobradinho e Brazlândia começam a confecção do tapete de Corpus Christi, produzido com serragem e palha.
A concentração popular e o ensaio dos cânticos cristãos, que deverão ser apresentados durante a solenidade, ocorrerá às 15h, próximo à Catedral. Logo após a missa, os fiéis seguem em procissão pela Esplanada. O Santíssimo Sacramento será conduzido por Dom João Braz no Papa-móvel - veículo que foi utilizado por João Paulo II em suas visitas à Brasília.
Durante a procissão, Dom João concederá três bênçãos especiais: pelos doentes, pelo Brasil e seus governantes e pelas famílias. E para encerrar a festa, os fiéis assistirão a uma queima de fogos de artifício de cerca de 10 minutos.
Tapete
O tradicional tapete de Corpus Christi é feito com materiais como serragem, palha de arroz, areia e tinta chão. Nele, são desenhados símbolos cristãos que representam a Eucaristia.
A montagem do tapete de Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica em todo o mundo, e tem origem na Europa medieval, onde as ruas e fachadas das casas eram ornamentadas para as procissões.
De lá para cá, a maneira de confeccionar os tapetes foi sendo adaptada por cada cultura, mas permanece até hoje como forma de homenagear Jesus Cristo, presente na Sagrada comunhão.
Paróquia de Santo Antônio
Também há festa na Paróquia de Santo Antônio W5 Sul, bloco B da quadra 911. É a Festa em louvor a Santo Antônio, que começa nesta quarta-feira (10/6) e prossegue até domingo (14/6). A missa solene de Corpus Christi ocorrerá amanhã (11/6), em três horários: 8h, 15h e 19h.
A celebração é dividida entre a parte religiosa e a social. A religiosa já começou no dia 31 do mês passado com a trezena Santo Antônio, que prossegue até sábado (13/6). No dia dos namorados (12/6), será realizada uma missa com benção especial para os casais. No Dia de Santo Antônio, comemorado no sábado, missas em honra ao Santo ocorrerão na Paróquia, nos horários de 7h, 8h, 10h, 12h, 15h,17h,18h30 e 20h.
Para os animados, ainda tem a parte social com barraquinhas de comidas típicas do período junino, música e as tradicionais quadrilhas. Os encontros ocorrem no período de 10 a 12 sempre das 18 às 23h. No dia 13, a festa começa às 8h e prossegue até às 23h. E, no domingo (14/6), terá um almoço especial e depois mais festança até às 23h. No sábado também será servido um almoço. A entrada custa R$5.
Ano Eucarístico
Neste ano, durante a Festa de Corpus Christi, a Arquidiocese fará a abertura oficial do Ano Eucarístico em preparação do XVI Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá de 13 a 16 de maio de 2010. Junto com o Congresso, a Arquidiocese Brasília comemorará com um grandioso evento os seus 50 anos.
O evento ocorrerá simultaneamente na Esplanada dos Ministérios, no Centro de Convenções e Ginásio Nilson Nelson, com missas, simpósios, danças, teatro, shows e muito louvor a Jesus Eucarístico. O Santo Padre, o Papa Bento XVI, foi oficialmente convidado para participar do XVI Congresso Eucarístico Nacional.
Durante os quatro dias do evento, são esperadas mais de 300 mil pessoas, de todo o país. Desde 2008 a Arquidiocese de Brasília está se preparando, com a formação de uma Comissão Geral e comissões que atuarão nas diversas atividades do evento. Toda a Igreja está empenhada para realizar este, que será o evento do ano para a Arquidiocese.