Dos 10 motoristas presos em flagrante e encaminhados à delegacia por apresentar concentração de álcool superior a 0,34 mg/l ; quantidade considerada crime ;, durante a última semana, dois estiveram envolvidos em acidentes de trânsito, ambos ocorridos na manhã deste sábado (6/6). Em um deles, um adolescente morreu atropelado, e no outro, um motociclista ficou ferido.
Além dos 10 condutores encaminhados à delegacia, outros 47 foram autuados por dirigir sob influência de álcool. Além desses flagrantes, a PM autuou outros 1.472 por infrações diversas. As mais comuns foram por ausência de documentação ou de equipamentos obrigatórios, e por circular com documentos vencidos. Foram removidos ao depósito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) 101 veículos e recolhidas 76 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).
Acidentes
Por volta das 7h15 da manhã deste sábado, Pedro Gonçalves da Costa, de 16 anos, foi atingido por um Fox prata em frente a Igreja Ebenezer, na 512 Sul. O adolescente não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista, Bruno Moraes Dantas, 21 anos, fugiu sem prestar socorro e foi encontrado em sua casa, na 209 Sul. Ele confessou ter atropelado o adolescente. Após teste do bafômetro, foi confimado que Bruno estava embriagado. O resultado foi de 0,53 miligrama por litro de ar expelido.
Também na manhã do último sábado, pro volta das 7h, uma senhora colidiu com um ciclista, no Parque da Cidade. De acordo com o subcomandante do BPTran, major Venturim, ela havia acabado de sair de uma festa e, após fazer o teste do bafômetro, apresentou quantidade de álcool superior ao permitido. Ela foi encaminhada à 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), onde foi autuada pelo crime e liberada, em seguida.
Bafômetro
Além dos flagrantes realizados pelo BPTrans, outros 33 motoristas foram autuados por dirigir sob influência de álcool. Os flagrantes ocorreram durante a operação Bafômetro, realizada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Do total de condutores, 16 foram encaminhados à delegacia. De acordo com o órgão fiscalizador, nenhum dos flagrados se envolveu em acidente. Além desses flagrantes, 190 veículos foram apreendidos pelos fiscais do Detran.
Punição
Os condutores autuados por infringir a Lei Seca tiveram as CNHs recolhidas e terão o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Além disso, estão sujeitos a multa de R$ 957,70. Os 10 motoristas que foram presos em flagrante estão sujeitos, ainda, a detenção de 6 meses a 3 anos.