O Dia Mundial sem Tabaco foi comemorado neste domingo (31/5), em Brasília, com um caminhada no Parque da Cidade, promovida pelo Programa de Controle do Tabagismo, que tem apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
O movimento se constitui em apenas uma das muitas ações que promovemos para conscientizar os fumantes dos males a que ele está se expondo, além de prejudicar também as pessoas que com eles convivem, os fumantes passivos, explicou o médico epidemiologista Celso Antonio Rodrigues Silva, coordenador do programa.
Ele disse que o Brasil tem uma população de fumantes estimada em 20 milhões de pessoas, das quais 300 mil no Distrito Federal. É muita gente queimando a própria saúde, lamentou, acrescentando que como decorrência disso cerca de 200 mil pessoas morreram no Brasil em 2008, sendo 2,6 mil somente no DF.
O Programa de Controle do Tabagismo recebeu o reforço, este ano, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), que montou no Parque da Cidade uma tenda para medir a pressão ocular dos fumantes. A ação pode indicar os primeiros indícios de glaucoma provocada pelo uso continuado de tabaco.
O coordenador do programa do HOB, Dartanham Feitosa Gomes, disse que o exame de medição da pressão ocular é importante para detectar o glaucoma, principalmente porque a doença se manifesta de forma assintomática [o portador do mal não sente o seu aparecimento e evolução.
Segundo ele, o exame foi bem aceito pelos frequentadores do Parque da Cidade, participantes ou não da caminhada contra o tabagismo, tanto que das 8h s 11h deste domingo mais de 100 pessoas se submeteram medição da pressão ocular.