A Secretaria de Educação do Distrito Federal divulgou nesta terça-feira (26/5), o resultado do Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais do Distrito Federal (Siade). O estudo, implantado em 2008, revelou que os alunos da 2ª e 4ª série do Ensino Fundamental se saíram bem nas provas aplicadas. No teste de Língua Portuguesa, os estudantes da 2ª série obtiveram um resultado esperado ou acima do esperado, 88,73% do turno matutino e 84,56% do vespertino atingiram essas faixas de desempenho.
O desempenho começa a cair a partir da 6ª, mas é o 3º ano do Ensino Médio que mais preocupa a Secretaria e o governo. Dos alunos avaliados só 7% dos que estão no 3º ano do Ensino Médio tiveram desempenho bom ou ótimo. Apesar dos números estarem dentro da média nacional, os números preocupam. ;É necessária uma mudança no Ensino Médio. Talvez aproximá-lo de áreas mais técnicas e profissionalizantes;, avaliou o governador José Roberto Arruda.
Arruda destacou que os resultados podem ser usados para o pagamento do 14º salário para os docentes. O governador defendeu que os professores que trabalham nas escolas que tiveram os melhores desempenhos tenham o salário extra.
Resultados
Os estudantes da 4ª série ocuparam uma posição de destaque em comparação aos resultados obtidos pelos estudantes de outras partes do Brasil no Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2007. A pontuação média em Língua Portuguesa foi de 195,1 e em Matemática de 207,8 pontos.
Segundo a Secretaria de Educação, os resultados também indicam que os alunos da 2ª série se saíram melhor no ditado do que na redação. No ditado, 69% tiveram desempenho esperado. Na redação pouco mais da metade, 52%. Já na área das exatas, em Matemática, o desempenho não foi tão bom. Pela manhã, 43,43% dos alunos alcançaram o esperado e acima do esperado. À tarde, somente 36,33%.
Na área das Ciências, 60% dos alunos do Ensino Fundamental atingiram desempenho básico e esperado. Na 4ª série, 69,73%, na 6ª foram 62,86% e na 8ª, 64,72%. O resultado da avaliação ainda apontou que o rendimento da grande maioria dos alunos da 6ª série em Língua Portuguesa e Matemática tem nível de aprendizagem básico. Na primeira disciplina, 74,25% dos alunos dominam os conteúdos considerados básicos e adequados para a série. Já em Matemática, a proporção é de 60,05%.
A avaliação
Os boletins com os resultados serão entregues nas escolas da rede pública. O resultado servirá como uma radiografia de cada aluno para que os professores possam traçar os problemas e as soluções.
Os alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio foram avaliados nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. Sendo que os de 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental fizeram exames de Ciências e os do 3º ano EM de Ciências da Natureza - Física, Química e Biologia. A avaliação de rendimento também incluiu um ditado para a 2ª série e uma redação para todas as séries.