Quem passa pela Esplanada dos Ministérios durante o dia pode sentir que já estamos na época das festas de fim de ano - ou que elas ainda não acabaram. Isto porque, até hoje, as tradicionais luzes de Natal ainda não foram retiradas de grande parte das árvores que dividem espaços com os ministérios na avenida. À noite, não é possível vê-las, pois estão deligadas.
A Esplanada dos Ministérios é um dos locais de Brasília mais enfeitados durante as festas de Natal e Ano Novo, com luzes no Congresso, nos ministérios e nas árvores. O problema é que, praticamente cinco meses após o início do ano, muitas destas plantas ainda permanecem com as pequenas lâmpadas decorativas enroladas em seus troncos, algumas quebradas ou com os fios desencapados.
Com o objetivo de embelezarem a rua durante o período de festas, os enfeites agora trazem um aspecto sujo e mal cuidado à avenida símbolo da capital federal. Além da sujarem, degradam a natureza, visto que fios e lâmpadas estão caindo e se acumulando na base dos troncos, caracterizando o verdadeiro abandono das luzes e um desperdício de dinheiro.
A Brasíliatur, organizadora da festa de final de ano na Esplanada e reponsável pela decoração do local, informou, por sua assessoria de comunicação, que uma empresa terceirizada havia sido contratada para colocar e retirar as lâmpadas, mas não quis citar o nome da contratada. Segundo a assessoria, as pequenas luzes ornamentais são de propriedade dessa empresa, e foram alugadas para a festa. Assim, segundo a BrasíliaTur, o fato de as luzes estarem se perdendo e ficando inutilizáveis não causa prejuízo financeiro para o governo.
Ainda de acordo com a assessoria, a Brasiliatur já encaminhou dois ofícios à empresa que foi contratada para prestar o serviço, pedindo que as lâmpadas fossem retiradas. Mas, caso isso não aconteça até a próxima semana, a Brasiliatur informou que solicitará a Companhia Energética de Brasília (CEB) a retirada das luzes.