Quase 150 mil pequenas ocorrências congestionam anualmente as delegacias do Distrito Federal. São casos simples, que correspondem a mais de 60% dos registros, mas que lotam de pessoas as salas de espera. Alguns tipos de furtos, perda de documentos, acidentes de trânsito e desaparecimento de pessoas são exemplos de situações que poderiam ser comunicadas às autoridades de forma bem mais simples.
Desde 2006, a Polícia Civil do DF disponibiliza um serviço de recebimento e encaminhamento eletrônico de ocorrências. Basta um dispositivo com acesso à internet. Qualquer cidadão maior de 18 anos e com um e-mail para contato pode formalizar o caso a polícia. É só entrar no site e clicar no primeiro banner à direita. O site é de fácil navegação mesmo para quem não tem muita afinidade com computadores. Quatro categorias podem ser registradas pela página: furto simples, extravio, acidentes de trânsito e desaparecimento e localização de pessoas.
;Nós recebemos a ocorrência, analisamos se o preenchimento está correto e repassamos ao local de competência;, explica a diretora da Divisão de Controle de Denúncia e Ocorrência Eletrônica, delegada Virgínia Netto. Segundo ela, num prazo máximo de 24 horas o cidadão recebe uma cópia do registro no e-mail fornecido. ;É importante que as pessoas preencham corretamente os contatos, especialmente e-mail e telefone. Se faltar alguma informação, temos como contatar o interessado;, acrescenta.
Para a delegada, o trunfo do registro eletrônico é a comodidade. ;Você evita o desgaste das longas filas e não precisa ver cenas desagradáveis, como prisões;, explica.
De 2006 até hoje o serviço vem aumentando anualmente. No primeiro ano foram 13.503 registros. Em 2007, saltou para 33.669. E, ano passado, atingiu o total de 44.096. E este ano esses números devem aumentar ainda mais. Até 30 de abril já foram recebidas 17.625 solicitações. A média é de 200 ocorrências por dia.
Os casos mais frequentes são os extravios (cerca de 50%), seguidos acidentes de trânsito (25%). Os furtos (20%) ocupam a terceira colocação, bem à frente dos desaparecimentos (5%). O Plano Piloto é o local onde são registrados os maiores índices de casos. ;Muita gente se desloca diariamente das satélites para o Plano. Isso explica a maior incidência de casos;, conclui Virgínia Netto.
Categorias de registro eletrônico
Furto simples: caracteriza-se quando o criminoso toma algo para si sem que a vítima presencie, seja ameaçada ou viole cadeados ou semelhantes. O furto só é simples quando o valor do objeto furtado não ultrapassa R$ 1 mil, exceto celulares. Por exemplo: se a pessoa tem a carteira levada por bandidos e não percebe, o registro pode ser feito. Carros ou casas furtadas não entram nesta categoria.
Extravio: é a perda de documentos ou objetos. Sumiço de talões de cheque e cartões, por exemplo, devem ser comunicados para evitar uso indevido quando encontrados.
Acidentes de trânsito sem vítimas: quando há colisão entre dois ou mais veículos. É preciso informações de todos os envolvidos no acidente para efetivação da ocorrência.
Desaparecimento e localização de pessoas: oficializa junto às autoridades os casos em que há desaparecimento de pessoas. É importante a polícia seja avisada se a pessoa for encontrada.