O primeiro Centro de Referência de Educação Integral do Distrito Federal, conhecido como Cidade Escola, será inaugurado na quinta-feira (21/5), às 9h, na EQR 02/04, área especial 07, na Candangolândia. O Centro atenderá em tempo integral estudantes das cinco escolas da comunidade em turno oposto ao do aluno no ensino regular.
Serão atendidos diariamente 1.200 alunos no diurno e mais 400 no noturno. Desde 17 de abril a Cidade Escola já atende a 200 alunos das 2ª e 4ª séries.
A partir da inauguração, passa a atender 800 em oficinas de arteterapia, esporte, dança, música, arte, reciclagem, inglês, reforço e acompanhamento escolar. Agora serão oferecidas também oficinas de robótica e mecatrônica, por meio de uma parceria com a Lego do Brasil.
Todas os cursos serão dados em salas ambientadas e decoradas com o objetivo de favorecer a atenção e a concentração das crianças e jovens. Estão programadas para a inauguração do Centro de Referência, aulas demonstrativas com a Lego, torneio Power Puzzle e premiações para algumas competições.
Estão previstos atendimentos à comunidade no turno da noite com trabalho de voluntariado e preparatório para o PAS, ENEM e Pré-vestibular para alunos do Ensino Médio.
O astronauta Marcos Cesar Pontes, padrinho dos programas da Lego, estará presente a inauguração.
O projeto faz parte do desafio lançado pelo governador José Roberto Arruda à Secretaria de Educação Integral: contemplar cem por cento dos alunos de pelo menos duas cidades do DF, com educação em tempo integral.
Serviços
Requisitos para os alunos se matricularem à noite:
- ter média mínima de 7 na escola regular;
- ser da rede pública;
- morar na Candangolândia.
* Como a capacidade é para 400 alunos, este último pré-requisito só será exigido se a procura for muito grande.