O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) implodiu na tarde de ontem uma grande pedra que atrapalhava as obras de duplicação da BR-020, que liga Brasília a Formosa (GO). O procedimento ocorreu por volta das 17h, quando seis toneladas de dinamite esfarelaram a rocha de aproximadamente 300 metros cúbicos que estava no exato local onde será erguido um viaduto, na altura da entrada para Alto Paraíso (no Km 33 da BR-020). Um raio de 500 metros foi isolado para evitar acidentes. A implosão interrompeu o trânsito de veículos pela rodovia durante 30 minutos e causou pequenos engarrafamentos no local.
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As obras de duplicação da BR-020 começaram em janeiro de 2008 e terminam em dezembro deste ano. Cerca de 50 mil veículos passam diariamente pela rodovia, que deve ficar mais segura. Além do viaduto, projetado para dar mais fluidez ao tráfego na altura da entrada para São Gabriel (BA), o plano envolve a construção de vias marginais do Balão do Colorado até a saída norte de Sobradinho. As marginais terão duas faixas e vão servir para facilitar o acesso aos condomínios da região. Todo o trecho da rodovia entre Planaltina e Formosa (de 34 km) será duplicado. No total, são 43 km de pista em obra.
O projeto envolve ainda a construção de outros quatro viadutos. Do Balão do Colorado a Sobradinho, serão construídos três deles, que eliminarão os retornos dos quilômetros 2, 4 e 8. De Sobradinho a Planaltina, a pista será restaurada. Na entrada de Planaltina, o DER/DF planeja um quarto viaduto. O quinto viaduto do projeto será erguido no entroncamento com a DF-100, próximo à divisa com Goiás. Toda a rodovia terá sua sinalização atualizada.
A duplicação é bancada, em sua maior parte, pelo governo federal. Dos R$ 73 milhões gastos na obra, apenas 10% saem dos cofres do Governo do Distrito Federal (GDF). Presente à implosão, o governador José Roberto Arruda fez questão de agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo apoio do Departamento Nacional de Infraestutura de Transportes (Dnit). ;Sem o dinheiro federal, a gente não faria esta obra;, disse. Arruda lembrou que a BR-020 é muito utilizada por caminhões para chegar à região Nordeste ; ela termina em Fortaleza (CE) ; e que a circulação de veículos pesados contribuiu para que a rodovia ficasse conhecida como ;estrada da morte;.
Acidentes
O último grande acidente registrado na BR-020 ocorreu na semana passada. Uma colisão entre dois ônibus, um que vinha do Vale do Amanhecer e outro da Bahia, deixou três mortos e 58 feridos. No início do mês, um motorista perdeu o controle de seu carro nas proximidades de Formosa, bateu o veículo e morreu, deixando três ocupantes do carro feridos.
Segundo o diretor-geral do DER/DF, Luiz Carlos Tanezini, a duplicação deve melhorar a circulação na rodovia. ;As carretas que circulam pela BR-020 vão poder pegar as saídas que serão construídas em torno do viaduto e o trânsito vai fluir melhor;, explicou. De acordo com Tanezini, o trecho que foi dinamitado deve receber explosivos pelo menos mais uma vez. ;Vamos avaliar a efetividade da implosão com mais precisão amanhã (hoje) de manhã. Mas, de qualquer forma, devemos realizar mais um desses procedimentos, porque há mais rochas a serem retiradas com explosivos;, disse. Alguns trechos da rodovia mais próximos de Formosa já foram finalizados.
INVESTIMENTO
R$ 73 milhões
é o custo total da
obra de duplicação
34km
é a extensão da via duplicada entre
Planaltina e Formosa
50 mil
veículos circulam diariamente pela via