O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) precisa, com urgência, de doadoras de leite materno. O estoque do Banco de Leite (BLH) está baixo e pode prejudicar o atendimento a bebês prematuros internados no hospital e em outras unidades da rede.
O total de leite coletado diariamente caiu pela metade, segundo a coordenadora do BLH, Sândi Sato. ;No mesmo período do mês abril estávamos buscando cerca de 14 litros de leite materno nas casas das doadoras. Hoje, a equipe do Corpo de Bombeiros recolheu apenas quatro litros;, diz.
A coordenadora diz que apenas 13 mães se dispuseram a fazer a doação nesta semana. Só no mês passado, o BLH atendeu mais de 300 bebês prematuros internados na unidade de neonatologia do HRT e em outros hospitais da rede.
Como doar
Toda mãe saudável com excedente de leite pode fazer doação. Sândi Sato faz questão de enfatizar que não há leite fraco. ;Qualquer quantidade de leite é bem vinda", diz a coordenadora, explicando que no berçário há bebês que tomam apenas 10ml de leite, ou seja, pequenas quantias serão úteis a crianças que ainda não podem sulcar o leite da própria mãe.
Para doar basta ligar no 3352-6900 ou 3353-1017. A mãe receberá orientações quanto a coleta e armazenamento do leite e uma equipe do Corpo de Bombeiros ir buscar na casa da doadora.