Nesta quarta-feira (13/05), os católicos vão comemorar uma das principais datas religiosas: o dia de Nossa Senhora de Fátima. Na capela de Nossa Senhora de Fátima, a popular Igrejinha, estão programadas uma série de atividades.
Ao longo do dia serão celebradas missas, a das 12h será ministrada pelo arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz. Às 18h20 uma procissão sairá do Bloco E, da Quadra 30, até a capela. Na área externa barraquinhas, comidas típicas, música, leilões, artigos religiosos e brincadeiras fazem a alegria dos fiéis.
A data se tornou oficial no DF apenas no ano passado, quando foi aprovado um projeto de lei na Câmara Legislativa. Após o projeto o 13 de maio passou a ser o Dia da Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima da Igrejinha.
História
Em 13 de maio de 1917 Nossa Senhora de Fátima apareceu pela primeira vez para três crianças, na cidade portuguesa de Fátima. Lúcia, Jacinta e Francisco cuidavam de um rebanho de ovelhas próximo onde moravam. Segundo os relatos, ela teria aparecido por cinco meses consecutivos, sempre no 13º dia. Nossa Senhora revelou três segredos em forma de profecia.
O primeiro falava da destruição humana causada pela 1ª Guerra Mundial e o segundo sobre a ocorrência de um novo embate. O terceiro permaneceu oculto até bem pouco tempo - só foi revelado pela Igreja no ano 2000. Segundo o Vaticano, a santa teria alertado sobre um atentado contra o líder na igreja.
Em 13 de maio de 1981, dia do aniversário da santa, o turco Mehmet Ali Agca tentou assassinar João Paulo II.
Programação da Igrejinha
13 de maio
6h30, 8h, 10h30, 12h, 16h - Missas
18h20 - Procissão
18h45 ; Missa, bênção e coroação de Nossa Senhora de Fátima
Capela Nossa Senhora de Fátima
EQS 307/3008 ; Asa Sul ; Brasília / DF