Seis detentos beneficiados com o saidão do Dia das Mães não retornaram ao presídio até a manhã desta terça-feira (12/5). O número corresponde a 0,68% do total de liberados ; menor índice registrado em cinco anos. Em 2008, 1,29% dos beneficiados com o saidão de Dia das Mães não retornaram. Em comparação com 2007, o número também decresceu. Naquele ano, o índice de não retorno foi de 2,1%, correspondendo a 32 presos.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) destaca que um dos presos considerados neste índice é Wisly Lopes dos Santos, de 23 anos. Ele foi encontrado com 33 papelotes de maconha, na interceptação dos ônibus que retornavam à Penitenciária, ocorrida nesta segunda. Wisly já cumpria pena por roubo qualificado e formação de quadrilha, foi autuado por tráfico de drogas
Este ano, 881 detentos, sendo 51 mulheres, foram beneficiados. A quantidade de internos liberados diminuiu em relação ao ano passado, quando 1.243 tiveram o direito de sair. O saidão teve início às 10h da última sexta-feira (8/5). Todos deveriam retornar às 10h de segunda-feira (11/5).
Menores infratores
Os internos do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE) foram beneficiados de acordo com o regime de liberação quinzenal, no qual os internos com bom comportamento são escolhidos para passarem o fim de semana com a família. A reportagem do correiobraziliense.com.br tentou contatar a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), mas não teve sucesso.