Uma ação policial chamou a atenção dos motoristas na via de acesso à Ponte JK, na manhã desta segunda-feira (11/5). Um ônibus que transportava presos, no retorno do saidão do Dia das Mães, foi interceptado por agentes da Divisão de Operações Especiais (DOE) e do Sistema Prisional do DF, que recebeu informações sobre possível porte de droga dos detentos. Por volta das 9h, homens eram vistos sentados no gramado ao lado da via que dá acesso à ponte, no sentido Plano Piloto/Lago Sul, sob o olhar atento de 25 policiais, muitos deles armados com fuzis.
Com a cabeça baixa e as mãos na nuca, eles eram chamados em pequenos grupos para serem revistados antes de voltar para dentro do ônibus. De acordo com o delegado do serviço de inteligência do Sistema Prisional, Ricardo Viana, mais de 100 presos estavam no veículo. Segundo ele, os agentes encontraram 55 pacotinhos de maconha e outros dois de cocaína, mas ninguém foi autuado porque nenhum dos presos assumiu ser o dono da droga.
A situação assustou por ser fora do comum. Os veículos da polícia parados no acostamento e o grande número de homens armados com fuzis atraía a atenção dos motoristas. Na via paralela, que passa em frente aos clubes da região, alguns deles até exitavam em passar pelo local ao notar a ação, mas eram instruídos pelos policiais a seguir o caminho normalmente.
Os detentos cumprem pena no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), Centro de Detenção Provisória (CDP) e Penitenciária do Distrito Federal 2 (PDF 2). As estruturas ficam no Complexo Penitenciário da Papuda, na saída para Unaí. A 1ª DP ficará responsável pelo caso.
Detento autuado
Momentos depois, um segundo ônibus foi interceptado no mesmo local. Nesta abordagem um dos detentos foi recolhido com 33 papelotes de maconha. Wisly Lopes dos Santos, de 23 anos, que já cumpria pena por roubo qualificado e formação de quadrilha, foi autuado por tráfico de drogas.