No primeiro dia de vacinação contra a raiva, em 25 de abril, 42.326 cães e gatos foram imunizados. A campanha segue neste sábado (9/5) em 22 cidades do Distrito Federal. A estimativa oficial da Vigilância Ambiental é de que cerca de 210 mil animais que vivem na área urbana recebam a vacina. No entanto, o órgão admite que este número não deve ser alcançado porque muitos proprietários costumam procurar clÃnicas particulares para imunizarem os bichos.
;Há algum tempo não se alcança a expectativa de vacinação;, relata a diretora de vigilância ambiental Roseli Rodrigues Cerqueira. Uma vacina é vendida a R$ 11,16 em pets shop da cidade. A campanha acontece das 9h às 17h. . E também podem ser informados pelo Disque-Saúde 160.
Em 2008 não foi feita campanha urbana no DF, só na área rural. ;O atraso na distribuição da vacina pelo Ministério da Saúde fez com que a vacina só chegasse aqui em setembro. Com isso, decidimos levar para a área urbana;, conta Cerqueira. Trinta mil cães e gatos foram vacinados na área rural e dez mil na urbana, no ano passado.
O gerente do controle de Zoonose, Geovani San Miguel, explica que é necessário que os animais sejam vacinados uma vez por ano. Ele ainda alerta para as contra indicações. ;Não podem receber a vacina cães e gatos abaixo de dois meses e cadelas prenhas;.
Casos
O último caso de raiva humana no Distrito Federal foi em 1978. Desde 2000 não são registrados caninos, em nenhuma das Regiões Administrativas do DF. ;BrasÃlia tem uma situação epidemiológica de raiva razoável. Mesmo assim com a entrada e saÃda de animais, na cidade é preciso ficar em alerta;, completou.