O Detran iniciou neste mês uma nova campanha para o respeito à faixa de pedestre. Todo ano, em meados de abril, o órgão inicia campanhas para relembrar ao brasiliense a segurança que a faixa traz ao pedestre, e também para celebrar o aniversário de uma das medidas mais importantes para o trânsito da cidade.
Junto com a campanha, o Detran anunciou que vai revitalizar as cerca de cinco mil faixas em todo o Distrito Federal. Além de pintar as que já estão apagadas, o órgão planeja melhorar a sinalização com tachões iluminados no chão e postes com rebatedores de luz para melhor visualização dos motoristas. A revitalização e instalação de sinalização deve custar cerca de R$ 3 milhões, segundo o Departamento de Engenharia do órgão.
Segundo o diretor de segurança de trânsito do Detran, Deverson Lettieri, até o momento poucas faixas foram revitalizadas por conta das chuvas, mas as ações devem ser concluídas até o mês de julho. ;Estamos fazendo um trabalho gradativo. Agora que as chuvas estão parando vamos trabalhar mais intensamente para concluir a pintura das faixas;, assegurou. Lettieri lembrou também que a prioridade são aquelas com condições mais precárias.
Desde a implantação e da fiscalização nas faixas de pedestre, o número de atropelamentos tem caído gradativamente. Porém, no ano passado houve aumento no número de vítimas fatais na faixa de pedestre: dois casos em 2007 contra seis em 2008.
;Essa é uma das razões para intensificar as campanhas. Não adianta deixarmos as faixas novas, bem sinalizadas se motoristas e pedestres não se conscientizarem que o respeito deve ser de ambos;, ressalta Lettieri.