O que você está fazendo? Com essa pergunta, aparentemente bem simples, o Twitter, mistura de rede social e comunicador instantâneo, inicia sua página na internet. Debaixo da questão, em um quadrinho onde cabem 140 caracteres, deverá vir a resposta de um dos mais de 7 milhões de usuários cadastrados ; um crescimento de 1.382% em relação a 2008, que tinha apenas 475 mil, segundo o instituto Nielsen. E a rede não deve parar de crescer tão cedo. Pelo contrário, mais e mais gente provocando polêmica deve chegar e os observadores virão para acompanhar.
O Twitter funciona assim. Primeiro, cria-se um perfil (veja infográfico). Depois buscam-se amigos, conhecidos ou gente interessante no serviço. Chegando-se ao perfil deles, é só clicar follow (seguir, em inglês) para receber tudo o que aquele usuário escrever, assim que ele o fizer. Quem quiser saber de suas novidades faz o mesmo: entra em sua página e assina suas atualizações. Tudo que você escrever vai para todo mundo que lhe segue.
O serviço de microblogging ganhou notoriedade com o então candidato à Casa Branca, e hoje presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Apostando pesado na internet para atingir os jovens e levá-los às urnas, Obama (@barackobama) tinha blog, site, recebia doações pela rede e, principalmente, ;twittava;. Hoje, o político democrata tem quase 1 milhão de seguidores. E ainda concorre com 72 perfis falsos, contra ou a favor dos ideais do mandatário. Outra que entrou na briga pela atenção dos usuários do Twitter é a apresentadora Oprah Winfrey.
E mais gente influente nos EUA alavanca o crescimento do site. Só a entrada de Oprah no Twitter aumentou o tráfego em mais de 40%. A apresentadora é uma das mulheres mais ricas e influentes dos Estados Unidos. Oprah Winfrey (@oprah) twittou pela primeira vez no último 17 de abril, às 10h11, e afirmou: ;Obrigado pelas calorosas boas-vindas. Me sinto realmente no século 21;. No perfil recém-inaugurado, estão disponíveis links para vídeos e comentários com os bastidores do programa de entrevistas que conduz na televisão americana.
E não são só pessoas que estão usando o Twitter para divulgar ideias, notícias ou o que estão fazendo. As empresas começam a adotar o espaço para criar mais um canal de comunicação com seus consumidores. A Philips (@philipsbrasil) é uma das que divulgam informações sobre produtos, ações comerciais e questões institucionais.
Barulho das redes sociais
;O Twitter é diferente das redes sociais porque é um espaço em que a interação entre as empresas e as pessoas não é tão intrusiva quanto em outras, como o Orkut;, explica Alessandro Barbosa Lima, diretor-geral da E-life, empresa brasileira que monitora o buzz (mídia gerada pelo consumidor sobre marcas e empresas em redes sociais).
No Brasil, nomes conhecidos têm se juntado aos desconhecidos que trocam mensagens pelo Twitter, oferecendo informações privilegiadas sobre o que fazem. Caso da cantora Maria Rita (@MROFICIAL) e do técnico de futebol Mano Meneses (@manomenezes). O comandante do Corinthians, com mais de 5 mil seguidores, antecipou, em seu perfil, por exemplo, o local das finais do Paulistão, que começaram no domingo passado. ;Locais das finais confirmados: Primeiro jogo na Vila. Segundo, no Pacaembu;, adiantou no dia 20, às 10h35.
Bate-boca no Twitter
Uma das principais características do microblogging é a criação de um espaço para discussão público, e acessível à todos os usuários. E gente famosa tem usado e abusado dessas possibilidades. Caso do apresentador Marcelo Tas (@marcelotas), suprassumo do Twitter brasileiro. Seguido por mais de 36 mil usuários, já foi notícia até lá fora, quando assinou, com a Telefônica, contrato para tweetar 20 vezes por mês sobre um assunto específico.
O acordo comercial criou polêmica e chegou ao periódico americano Wall Street Journal. Uma parte dos seguidores do apresentador de TV defenderam o direito de se fazer dinheiro com os tweets. E outros esbravejaram e ameaçaram não assinar mais as atualizações de Tas. ;Se eu quero receber update de alguma empresa, sigo o Twitter dela. Não preciso que outro twitter faça isso por mim;, argumentou um dos usuários. O apresentador, ainda pelo Tweeter, respondeu: ;Daqui a pouco, para quem interessar, eu conto tudo. Para os ejaculadores precoces que quiserem unfollow, suerte e byebye%u2026;
E o apresentador ainda aparece em outro embate polêmico, agora, com o jornalista Diogo Mainardi (@diogomainardi). Entre as trocas de acusações, Mainardi alfineta: ;É melhor do que ser pago pela TV do Lulinha, Tas. Já saiu do Canal 21?; Tas devolve: ;Pra quem não sabe quem é ele, cliquem @diogomainardi. Vamos segui-lo, o cara é filho de publicitário e carente de atenção. Sério: sigam-no!”. No Twitter é assim. O barraco é público e todo mundo lê as conversas entre outros usuários.
A não ser que alguém proteja seus tweets. Aí, só quem poderá ver as atualizações são os seguidores autorizados pelo usuário.