Duzentas mulheres moradoras de Itapoã, Estrutural e Arapoanga receberão no próximo dia 30 certificados de capacitação do Projeto Mulheres da Paz, do Ministério da Justiça. O treinamento começou no dia 17 de março. Com a conclusão das aulas, elas poderão trabalhar em atividades antiviolência voltadas para os jovens dessas comunidades.
O evento ocorrerá, às 9h, no Clube Celacap, no SAP Sul, lote B, próximo a Novacap. Está prevista a presença do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda; da secretária de Desenvolvimento Social, Eliana Pedrosa; representantes do Ministério da Justiça; e familiares das recém-formadas Mulheres da Paz.
Durante a capacitação, elas aprenderam sobre acesso à Justiça, Direitos Humanos, mediação de conflitos, Lei Maria da Penha, apoio psicossocial coletivo e informática, além de esclarecimentos sobre as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.
As Mulheres da Paz começam a atuar nas comunidades em maio. O trabalho que será desenvolvido pelas 200 mulheres é de mediação de conflitos, por meio da divulgação e implementação de ações que orientem a comunidade na prevenção e redução da violência doméstica e urbana contra os jovens e adolescentes.
Elas trabalharam junto com os Centro e referência de Assistência Social (Cras) da respectiva cidade e farão promoveram palestras, oficinas, troca de experiências. As Mulheres da Paz farão um trabalho de conscientização social e encaminhamento dos jovens, que estão em área de risco social, para os cursos de capacitação profissional oferecidos pelos Centros de Orientação Sócio-educativos (Coses).
Entre os cursos ofertados estão o de informática, operador de micro, oficina de dança e teatro e artesanato.
Após a entrega dos certificados será oferecido almoço, que antecederá a uma tarde dançante. As capacitadas receberão um kit para o novo trabalho com camiseta de identificação , boné, crachá, bolsa, folders e cartilhas.
O projeto do Ministério da Justiça é uma parceria com o Governo do Distrito Federal e Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST).