As fiscalizações para coibir a combinação de direção e álcool continuam com alto índice de autuações em Brasília. Durante a última semana, 98 motoristas foram flagrados dirigindo após ingerir bebidas alcoólicas. Na operação Álcool Zero, efetuada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), 62 motoristas foram autuados. Desses 11 foram conduzidos à delegacia por apresentar concentração de álcool superior a 0,34 mg/l ; valor considerado crime. Os fiscais do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) flagraram outros 36 condutores cometendo a infração de trânsito.
Os condutores autuados na Lei Seca tiveram as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) recolhidas. Além disso, estão sujeitos a multa de R$ 957,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Os presos em flagrante, além das punições descritas, podem ficar detidos de seis meses a três anos.
Além dos motoristas flagrados pela lei seca, outros 1.251 condutores foram autuados por infrações diversas. As infrações mais cometidas foram ausência de documentos e de equipamentos obrigatórios. Ao todo, 54 veículos foram levados ao depósito do Detran. Eles só podem ser retirados de lá após o pagamento da multa correspondente à infração.
Desde a última semana, o BPTran intensificou a fiscalização da Lei Seca. As blitzes agora acontecem diariamente e não mais de quarta-feira a domingo. O Tenente-coronel da PM, José Ricardo Cintra, atribui ao aumento das fiscalizações o alto índice de autuados desta semana.