A noite de sexta-feira (17/4) da 16ª Exposição Agropecuária de Brasília, no Parque de Exposições da Granja do Torto, começou com um público tímido. Segundo a Polícia Militar, aproximadamente 2 mil pessoas compareceram ao evento de sexta-feira, que teve como atração principal a banda de pagode Revelação. No entanto, a pouca movimentação garantiu o clima de paz e atraiu famílias para desfrutar a noite no lugar, onde a PM não registrou ocorrências graves. A organização da festa, que espera 500 mil pessoas até 25 de abril, último dia da festança, aposta em duplas sertanejas da moda para arrastar multidões. Neste sábado, foi a vez de Vitor e Léo animarem o público.
O servidor Antônio Pereira, 44 anos, aproveitou a noite tranquila para levar a família à abertura da festa. Os filhos dele, Thomas Cardoso, 21, e Paloma Cardoso, 17, são fãs dos pagodeiros do Revelação. ;O primeiro dia é sempre mais vazio, pois as pessoas ainda não sabem muito dos shows. Acho melhor assim, dá para trazer a garotada;, comentou Pereira, ao lado da mulher. O trânsito fluente também chamou a atenção do servidor. ;Geralmente, isso aqui fica lotado, com quilômetros de engarrafamento. Hoje (sexta), nem precisei enfrentar aquele trânsito monstruoso;, afirmou. Pela pouca movimentação, não houve blitzes na saída da festa, pela primeira vez realizada com a lei seca em vigor.
No entanto, de acordo com o chefe de fiscalização do Departamento de Trânsito (Detran), Silvaim Fonseca, as blitzes ocorrerão nos dias de maior movimento. ;Vamos fazer um trabalho em conjunto com a PM para prevenir. Quem for dirigir não deve beber;, alertou. Na sexta-feira, a festa contou com um esquema de segurança especial. Ao todo, 114 policiais militares espalhados dentro e fora do Parque de Exposições garantiram uma noite sem surpresas. Para evitar roubos e furtos de veículos, 15 policiais a cavalo patrulharam os estacionamentos externos. Carros e motos da PM reforçaram a ronda.
Expectativa
O presidente da Associação dos Criadouros do Planalto (ACP ), Aguinaldo Lelis, um dos organizadores do evento, espera um público maior nas próximas noites de festa. ;Os shows mais aguardados ainda estão por vir. Esperamos 20 mil pessoas no Vitor e Léo (ontem) e na segunda-feira, quando cantam Maria Cecília e Rodolfo;, esclareceu.
Mas a agropecuária não é formada só pelas baladas da noite. Durante o dia, uma série de atividades garante o entretenimento para todas as idades. Além de exposições e leilões de gado, palestras, passeio de boi ou cavalo e atrações para as crianças fazem parte da programação. Até as 17h, a entrada é gratuita. A partir das 18h, é preciso comprar ingresso.
AGENDA
A 16ª Exposição Agropecuária de Brasília segue até 25 de abril, no Parque de Exposições da Granja do Torto. Confira os shows de hoje:
# DOMINGO
15h ; Festa Eletro
Trance com os DJs Layo & Buswacka, Dimitri Nakov e DJ Léo S/A. Preços (meia entrada): Pista R$ 25 e camarote R$ 70.
# Ingressos
À venda na portaria da feira, nas temakerias Koni Store (209 Sul, 109 Norte, 102 Sudoeste e QI 11 do Lago Sul) e na Casa do Cowboy (QNA 16 de Taguatinga).
Não recomendado para menores de 18 anos.