Paquerar é um desafio. São poucos os meninos, garotos e até homens que conseguem abordar uma mulher sem suor nas mãos, insegurança na voz e medo de levar um fora. Mas a cada não recebido em uma festa, olhar de desprezo no churrasco da turma ou recusa na boate da moda vão sendo criadas as estratégias individuais. ;O segredo é falar no pé do ouvido. Elas arrepiam;, provoca Diego Wesley, 17 anos, estudante do ensino médio de Planaltina de Goiás. ;Um boa é comentar que está quente no lugar e sugerir ir lá fora para pegar um ar;, observa o estudante de engrenharia Gabriel Xavier, 23. ;Para mim, o segredo está no olhar e no papo bom;, resume Renan Alves, 21, aluno de serviço social.
Para os três, as estratégias foram um sucesso até o momento. Apesar de estar solteiro, Diego é considerado o maior paquerador da turma. ;É tiro e queda. Falo com as gatinhas que moro em Sobradinho, isso faz o maior sucesso lá em Planaltina e puxo a conversa.; Já Gabriel está ;de rolo; com uma menina que conheceu na boate usando a história do calor. E Renan namora há quatro meses Bárbara Andrade, 20. ;Ele tem um papo ótimo e me conquistou com a inteligência e o carinho;, elogia a amada.
No entanto, existe uma parcela considerável de pessoas que não consegue virar um Dom Juan. São caras que, ao encontrar a alma gêmea, travam e mal conseguem trocar uma palavra. Pior ainda seria pedir o telefone. Para eles, foi criado um curso chamado Segredos da Atração, que promete ensinar aos homens do Distrito Federal técnicas e táticas para atrair a atenção de mulheres e abordá-las de forma correta, amigável e atraente. ;A abordagem feminina é diferente da masculina. Os homens ainda são muito mais pró-ativos no jogo de sedução;, diz Alexander Voger, consultor em dinâmica social e instrutor da arte da paquera no curso, ao explicar por que o curso se destina exclusivamente ao público masculino.
Vida melhor
Morador de Brasília, Alexander nunca teve problemas para arrumar namorada. ;Sou muito seguro de mim.; Realidade bem diferente da de outro consultor da oficina. Robson de Oliveira teve uma adolescência difícil e, para sobreviver nas festas, estudou exemplos bem-sucedidos e elaborou cantadas infalíveis. ;Não apenas os relacionamentos, mas a vida toda melhora quando a gente se sente mais seguro na hora de conversar;, resume.
A conquista da própria segurança pode ser considerada a síntese do curso que começa hoje e vai até domingo em Brasília, depois de passar por Belo Horizonte e de 10 cidades no Centro-Oeste. Para 12 homens dispostos a pagar R$ 450 para aprender a paquerar, serão passadas técnicas de condução de conversas e envio de mensagens corporais, tudo baseado em conceitos neurolinguísticos, biológicos e das ciências comportamentais. ;Em um bate-papo, o tempo todo enviamos mensagens com a fala, o corpo ou o olhar. E o cérebro da mulher reage bem ou mal a essas informações;, comenta Robson.
Os dois professores fazem parte da empresa paulista Seduction Life, especializada em prestar consultoria a homens sobre relacionamentos com mulheres. O curso Segredos da Atração se baseia nos fundamentos do Pick Up ; movimento nascido no início dos anos 1970, nos Estados Unidos, que desenvolve métodos para jovens e adultos conquistarem a ala feminina. Esse tipo de ensinamento ganhou fama mundial com o filme Hitch, conselheiro amoroso, estrelado por Will Smith. O ator faz o papel de um consultor que acaba se apaixonando.
No curso de Brasília, as informações sobre o nome dos inscritos e o local das aulas ficam restritas a alunos e consultores. A ideia é não expor os que apostam em dias melhores para o coração. Além disso, a maior parte das lições ; 12 das 21 horas de aulas ; ocorre em locais públicos com exercícios práticos. Hoje e amanhã, o encontro é à noite em boates e bares. No domingo, o trabalho de classe acontece durante o dia, em shoppings ou parques. ;Deixamos esse exercício para o final porque é mais difícil abordar uma mulher durante o dia. Quando saímos à noite estamos mais abertos à diversão;, analisa Alexander. Inscrições e informações, no site www.seductionlife.com.br.
Correio Notícias: assista à reportagem sobre o assunto na edição das 16h
Interatividade: envie a sua melhor cantada para leitor.df@diariosassociados.com.br
Dicas valiosas
# Inicie a conversa com assuntos intrigantes. Pergunte a opinião dela sobre algum tema que desperte interesse, por exemplo: ;Você já namorou um cara que ainda é amigo da ex?;. É importante também ter uma linguagem corporal que demonstre que você está confiante, sem ser metido, e se sente confortável em começar uma conversação casual.
# Use um elogio que ;saia pela culatra;. Geralmente, isso gera risadas pelo desconcerto momentâneo e você sai do velho papinho de entrevista. Assim ela fica em um estado emocional, mais receptiva.
# Procure ser bem-humorado. O humor é um sinal de que a sua vida está correndo bem e sem problemas.
# Demonstre valor, falando algo bom sobre você sem parecer aquele cara metido que fala o quanto de dinheiro tem na conta do banco. Lembre-se de coisas como a vez em que salvou seu amigo de uma briga, do dia em que sua banda fez um show de graça para arrecadar dinheiro para um asilo etc. Em outras palavras, fatos que demonstrem seus valores individuais.
# Elogie a personalidade e não a beleza física. A maioria das mulheres bonitas está acostumada a receber elogios no que se refere à beleza delas, portanto isso é algo banal.
# Crie uma sensação de conforto mútuo entre você e a garota, lembrando sempre de tocá-la de forma gentil. Procure criar conexão com ela por meio de coisas genuínas, fale sobre viagens, primeiro beijo e deixe-a falar das experiências dela. Aprenda a ouvir.
# Antes de partir para o beijo, algumas vezes é necessário medir a receptividade dela. Por exemplo, fazer silêncio e notar se ela reinicia a conversa; observar se foram dados indicadores de interesse, tais como contato visual mais intenso; ou se ela toca e aceita o toque (segurar as mãos é uma boa pedida).