Um convênio assinado pela Secretaria de Transportes, a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do DF (Detran) deve levar mais fiscais para intensificar o combate ao transporte pirata. Com o acordo 60% da arrecadação da Secretaria que era destinado a fiscalização será destinado à PM e ao Detran para o treinamento de pessoal e para a compra de novos equipamentos que ajudarão na fiscalização.
Até hoje 60% era destinado ao DFTrans e 40% à PM e ao Detran. Com a inversão a Secretaria espera uma integração maior entre os agentes, que já trabalham em conjunto. Outra medida anunciada é a utilização de moto pelos fiscais do DFTrans.
;Mesmo com o fim das vans o transporte pirata ainda é um problema em Brasília. Esse convênio integrará mais os envolvidos na fiscalização e trará resultados mais eficientes;, afirmou o secretário Fraga. Só em 2008 as operações já apreenderam 504 veículos fazendo transporte irregular. A multa para quem é flagrado transportando passageiro em um carro pirata é de R$ 2,8 mil, que pode dobrar de valor caso haja reincidência.