Dez mil processos da 1ª Vara de Delitos de Trânsito de Brasília, datados no período entre 1970 e 2004, serão eliminados nesta quarta-feira (14/4). A previsão é de que a destruição gere seis toneladas de papel, que serão doados para reciclagem.
Antes de serem triturados, os processos foram classificados e avaliados por uma comissão formada por juízes e servidores especializados. Primeiro verificou-se o possível valor histórico de cada um dos autos, depois os processos tiveram as peças principais digitalizadas e armazenadas em meio eletrônico. O Tribunal conta com uma tabela de temporalidade para decidir quais processos podem ser descartados.
A Central de Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis do DF (CENTOCOOP/DF) vai receber os papéis fragmentados para reciclagem. O material será transformado em renda para mais de duas mil famílias da cooperativa.
O descarte dos processos está previsto no Projeto de Modernização dos Arquivos do TJDFT e tem a intenção de eliminar 300 toneladas de papéis até 2010.