Durante todo o domingo, quem foi ao Parque da Cidade pode fazer mais do que uma caminhada ou passeio de bicicleta. A Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde, a Universidade de Brasília e o Conselho Regional de Educação Física montaram diferentes atividades para as comemorações do Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e do Dia Mundial da Atividade Física ( 6 de abril). O tema deste ano é ;A Atividade Física é tão Simples que você Faz Brincando;. Foram oferecidos opções de exercícios físicos e orientações sobre saúde com distribuição de cinco mil follhertos para os participantes.
Além de aulas aeróbicas com professores de educação física, os frequentadores do Parque também tiveram a chance de conhecer outras alternativas para não ficar parado. O tai chi chamou a atenção do casal Poliania Lilian, 28, e Salmo Dias, 34. "Nunca tinha feito tai chi mas gostei muito dos movimentos e da suavidade", observou o servidor público. "No tai chi, todo mundo ganha. Ganha saúde, humildade, fraternidade e sabedoria", explicou o mestre Moo Shong Woo.
O Dia Mundial da Atividade Física tem como slogan ;Eu sou do time que se movimenta pela saúde;. É uma ação do Ministério da Saúde (MS) que por meio da Política Nacional de Promoção da Saúde visa a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, uma das principais metas do SUS. Até o ano de 2010, o objetivo do Ministério é reduzir de 29% para 24% o percentual da população brasileira considerada sedentária. De acordo com pesquisas recentes do Minsitério, no Brasil, mais da metade da população maior e 18 anos residente nas capitais não praticam atividade física nos tempos disponíveis.
Ao todo foram oferecidas 15 atividades, entre elas a da Coordenação de Tabagismo do DF; da Coordenação de Nutrição SES/DF junto com o Conselho Regional de Nutrição que exibirá uma tenda com ;Tira Dúvidas;, atendimento individualizado, orientações e distribuição de imãs de geladeiras. A do Núcleo de Medicina Natural e Terapêuticas de Integração com a Fisioterapia do Hospital Regional de Planaltina distribuirá materiais informativos e mudas de ervas.