Os alunos da rede pública de ensino que moram na Estrutural, mas estudam em escolas do Guará e Plano Piloto vão contar a partir da próxima segunda-feira (6/4) com ônibus escolares em nove pontos cobertos, com faixas de pedestres.
Por enquanto, só os 762 alunos que estudam Centro de Ensino Fundamental 01 do Guará - 402 no turno matutino e 360 no vespertino - pegarão os ônibus na porta de casa. A implantação completa só acontecerá na quarta-feira (15/4), isso porque será preciso adaptar os horários das escolas aos novos horários dos ônibus.
Há alunos que hoje precisam andar 17 quadras para ir de casa até o galpão na entrada da cidade que serve como único ponto de embarque e desembarque. São dois quilômetros a pé para chegar ao aglomerado de ônibus que colocava em risco constante a segurança das crianças.
A falta de estrutura na hora de pegar o transporte escolar causou a morte de um estudante de 10 anos na Estrutural, em novembro de 2008. No dia, Rafael Silva da Mara estava parado diante da parte da frente de um ônibus escolar enquanto outro ônibus de transporte de estudantes manobrava para mudar de pista. Durante a manora o ônibus atingiu Rafael, que morreu esmagado.
Rotas
Os ônibus escolares passarão a circular por toda a Estrutural pela mesma via de quatro quilômetros onde antes circulavam os caminhões em direção ao lixão, que agora farão o percurso por fora da cidade.
A Administração Regional da Estrutural e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN) sinalizaram o percurso orientando os motoristas que dirigem os caminhões, que vão e voltam do Lixão, a passarem por fora da Estrutural. O Detran fez campanha de orientação em março e agora já passará a multar os condutores que não obedecerem às determinações.
As regionais de ensino do Guará e do Plano Piloto já acionaram as escolas para enviarem bilhetes aos pais informando os pontos disponíveis, quais seriam os melhores para seus filhos embarcarem e desembarcarem e como identificar os ônibus que devem transportá-los.