Um ônibus da empresa Transbrasiliana que saiu de São Luis (MA) às 17h de quarta-feira com destino a Brasília capotou 600 km depois, matando 10 pessoas - oito adultos, um menino de cinco anos e um de seis meses - e deixando 28 feridos. O acidente ocorreu durante a madrugada, na altura do km 641, perto do município de Açailândia (MA), em um trecho conhecido como "curva da morte".
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro deslizou na pista por volta das 3h, capotou e só parou após cair em um barranco. Com o impacto, vários passageiros foram arremessados do ônibus. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal de de Açailândia e para o hospital de Imperatriz, também no sul do Maranhão.
A viagem terminaria por volta das 5h30 desta sexta-feira, horário previsto para o desembarque na Rodoferroviária de Brasília. Alguns passageiros contaram à polícia que o motorista Francisco Lopes Paiva, de 33 anos, havia cochilado em alguns trechos da viagem. Uma pessoa teria, inclusive, sentado ao lado dele para conversar e tentar afastar o sono. Porém, pouco antes do acidente, teria voltado para a poltrona.
O motorista do ônibus ainda não prestou depoimento à polícia. Segundo informou o advogado da Transbrasiliana, Rodrigo Maia, assim que ocorreu o acidente ele informou à garagem de Imperatriz (MA) e pediu socorro. Quando o representante da empresa chegou ao local, o motorista foi levado para a filial em Açailândia, onde recebeu atendimento médico e psicológico. Maia disse que acompanhará o depoimento do motorista, mas que ele não deu nenhuma informação porque está muito abalado.
Segundo a empresa Transbrasiliana, 27 pessoas embarcaram em São Luiz e outras 11 embarcaram em paradas autorizadas na cidade de Imperatriz. Rodrigo Maia afirmou que a empresa vai pagar todos os custos das vítimas e dos acompanhantes, inclusive o traslado dos corpos e as despesas dos funerais. Pelo menos 10 dos passageiros que sofreram ferimentos leves já tiveram alta hospitalar e seguiram viagem em outros ônibus.
Vítimas fatais (lista divulgada pela empresa)
Luciana Carvalho dos Santos
Anatalia da Costa Santos
José Pereira Santos
Cicero Gomes Dantas
Henrique Guimaraes Lima - 5 anos
Ana Clara Vieira Costa - 6 meses
Elizângela França da Silva Pacheco
Demitriu Alex da Silva Rabelo
Claudecy Barbosa de Souza
Bárbara Barros de Carvalho
Com informações de O Imparcial Online