Em operação de combate ao transporte pirata, realizada na manhã desta segunda-feira (23/3), 21 veículos foram apreendidos. Destes, um era ônibus. Com estes, já são 224 carros apreendidos por contra desse tipo de infração de trânsito.
Entre 6h e 8h, seis fiscais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTrans) e 10 do Transporte Urbano do DF (DFTrans), estiveram na Candangolândia. Todos os veículos apreendidos foram levados por guinchos à garagem do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Os carros só podem ser retirados após pagamento de multa, que varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil. O pagamento só pode ser efetuado com dinheiro, à vista, e é efetivado depois de 72h, quando o motorista poderá buscar o carro.
De acordo com a Secretaria de Transporte, nesses três primeiros meses de 2009, foram apreendidos 224 veículos que transportavam passageiros de forma ilegal. 107 flagrantes do delito aconteceram em janeiro, 75 em fevereiro e 42 nos 23 primeiros dias de março. Destes, 199 eram carros de passeio, 21 ônibus, três micro-ônibus e uma van.