O uso consciente de um bens mais preciosos da Terra foi o tema central da celebração do Dia Mundial da Água, comemorado ontem em diversos pontos do Distrito Federal. No Parque da Cidade, estandes do governo e de instituições particulares atraíram os brasilienses que curtiam o domingo de sol, na altura do quiosque do atleta. Além da distribuição de materiais educativos, brindes, das exposições de fotos e da realização de exames médicos, um teatrinho para crianças realizado pelo grupo teatral Arte Seletiva, à convite do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), apresentou uma peça sobre degradação ambiental que fez sucesso entre a criançada.
;Os jovens gostam desse tema. Entendem a mensagem e encarnam essa postura ecológica. Lá em casa os meninos me cobram quando percebem que estou desperdiçando algo;, relata a promotora de eventos Rosângela Simões, 35 anos, que levou o filho Mateus, 7, para prestigiar a comemoração. Segundo o gestor de eventos da Caesb Eloísio Antunes, já é hora de a população de Brasília se envolver mais intensamente com esse tema, uma vez que a escassez de água pode se tornar grave problema ambiental num futuro próximo. ;O uso racional da água devia ser uma atitude constante e comum dos cidadãos;, opinou.
Ações conjuntas em outros pontos do DF, como o Jardim Botânico e o Jardim Zoológico, também marcaram as comemorações do Dia Mundial da Água. O evento, patrocinado pelo Banco de Brasília, contou com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, do Governo do Distrito Federal, do Instituto Brasília Ambiental, da Companhia Energética de Brasília e da Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do DF, entre outros.