A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) realizou, na manhã desta sexta-feira (20/3), uma derrubada no Condomínio Parque do Gama, na entrada da cidade. Ao todo seis muros e uma casa em construção foram derrubados. A operação foi suspensa por conta de um morador que ficou em cima do sétimo muro que seria demolido e realizou um discurso em protesto.
No momento em que o primeiro muro veio abaixo, três moradores causaram tumulto. Eles foram algemados, retirados do local, mas liberados em seguida. Os residentes do condomínio reclamam e dizem que foram agredidos. A Polícia Militar acompanha a operação e nega as acusações.
Cerca de seis fiscais da agência fiscalizadora participam das derrubadas. Mais oito aopiam a operação. Além disso, 15 PM estão no local para garantir a segurança.
Entenda o caso
De acordo com a Agefis, serão derrubadas apenas estruturas construídas após a proibição de que novas edificações fossem erguidas no condomínio. O impedimento existe desde o ano passado, porque o condomínio é irregular e está em processo de regularização. Até que os trâmites sejam concluídos, nenhuma nova casa ou muro poderia ser construído.