A escola de samba carioca Portela foi a primeira interessada a entregar uma proposta para levar Brasília para a Sapucaí no carnaval de 2010. A Secretaria de Turismo e a Empresa Brasiliense de Turismo (Brasiliatur) esperam receber nos próximos 30 dias propostas de outras escolas. Levar a capital federal para a avenida mais famosa do carnaval brasileiro é uma das iniciativas previstas para a divulgação dos 50 anos de Brasília. Além do carnaval carioca a BrasíliaTur quer levar o nome da cidade para as principais festas de todos os estados brasileiros. Segundo o diretor de marketing da BrasiliaTur, Luciano Tourinho, a campanha não tem orçamento, mas a empresa espera fechá-lo até maio.
Na reunião preliminar entre os dirigentes da escola, o secretário Paulo Octávio disse que o enredo deverá mostrar uma Brasília moderna e atual e evitar misticismo e referências pouco conhecidas. ;A principal idéia é motivar as pessoas a virem visitar Brasília, queremos levantar a auto estima do Brasil pela construção de Brasília;, disse. Entre os carros obrigatórios, segundo Paulo Octávio, está um da Catedral e uma ala dos candangos. ;Eu quero sair na ala dos candangos, com todos sujos de terra como na época da construção;, brincou.
A proposta entregue hoje pelo presidente da Portela, Nilo Mendes Figueiredo, não tinha enredo definido nem custos previstos, mas o projeto completo deve ser entregue nos próximos 30 dias. Mas segundo Nilo um desfile com nível para disputar o título custa em torno de R$ 6,5 a R$ 7 milhões. ;Para se ter uma idéia, antes mesmo do carnaval começar temos que desembolsar quase R$ 2 milhões em fantasias doadas. Temos que doar essas fantasias porque são essas pessoas que garantem a harmonia da escola;, explicou.
Quanto aos palpites do vice-governador no enredo Nilo disse que não vê problema. ;Eu acho que ele está certo, temos que mostrar essa Brasília atual, é isso que quem vive aqui quer ver na avenida;.
Além da Portela, a Beija-Flor e a Mocidade já manifestaram interesse em levar Brasília para a Sapucaí, mas ainda não apresentaram formalmente uma proposta.
49 anos
A campanha de divulgação dos 49 anos de Brasília já causou polêmica. A BrasíliaTur pagou cerca de R$ 800 mil ao cantor e compositor baiano Edu Casanova para divulgar o aniversário da capital durante o carnaval de Salvador. O argumento foi que além de citar a cidade durante os seus shows, o patrocínio incluía ainda banner espalhados pela cidade, que leva milhões de pessoas para as ruas durante os cinco dias de carnaval.