Samambaia recebe a partir da próxima segunda-feira (23/3) o programa Doce Desafio realizado pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. O trabalho promove através de ginásticas, caminhadas, recreação, palestras e capacitação profissional, o conhecimento e a qualidade de vida para os diabéticos. Juntamente com essas atividades, todos os dias são feitas avaliações de glicemias, pressão arterial, freqüência cardíaca, medicação, alimentação e outros dados para o bom acompanhamento e segurança dos participantes.
A diabetes é uma doença provocada pela deficiência na produção de insulina e pode causar danos a saúde, como cegueira e amputação de membros. A Secretaria de Saúde estima que existam 120 mil diabéticos no DF e que 25% dos portadores são idosos.
O programa vai abrir 140 vagas, sendo 35 para cada cidade-satélite, Samambaia, Sobradinho e Plano Piloto. Segundo Jane Dullius, doutora em ciências da saúde e responsável pelo programa, "o importante é que essas pessoas vão se tornar multiplicadores das lições aprendidas no projeto".
O Doce Desafio funciona por três vertentes: extensão, que é o atendimento a comunidade; capacitação, que ajuda os alunos e profissionais a compreender melhor a doença e a parte de pesquisas, que visam divulgar novidades e descobertas.
Além do programa desenvolvido pela UnB, os portadores da diabetes podem receber atendimento e informações sobre a doença na Casa do Diabético em Planaltina, que oferece palestras educativas e preventivas, realização de testes de glicemia, exames mais complexos e distribuição gratuita de medicamentos.
O Hospital Regional de Taguatinga realiza o programa Pé Diabético, termo usado para designar as diversas lesões que podem ocorrer no nos pés de pacientes. O projeto trata pessoas com a doença e dá assistência àqueles que fazem tratamentos em outros hospitais ou centros de saúde.
Serviço
Programação de palestras e atividades públicas do Doce Desafio:
Dia 23 - 14h30 - Centro Olímpico da UnB
Dia 24 - 8h30 - Centro de saúde n.4 de Samambaia (512 sul)
Dia 24 - 14h30 - centro de saúde n.2 de Sobradinho (Q.3)
Dia 25 - 8h30 - Centro Olímpico da UnB
Dia 25 - 14h30 - Centro Ol''impico da UnB
Dia 26 - 8h - Centro de saúde da 612 sul na Asa Sul PP
Dia 26 - 8h30 - Centro de saúde n.4 de Samambaia (512 sul)
Dia 26 - 14h30 - Centro de saúde n.2 de Sobradinho (Q.3)
Dia 27 - 8h30 - Centro Olímpico da UnB