Ao ser comunicado do roubo da aeronave PT-VFI, o CINDACTA 1 informou ao COMDABRA, conforme nota divulgada em 12 MAR 09.
O COMDABRA, por sua vez, acionou o piloto de Defesa Aérea pertencente ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), localizado na Base Aérea de Anápolis, e paralelamente adotou as medidas necessárias a fim de garantir a segurança da operação aérea civil.
De acordo com a doutrina operacional de Defesa Aérea, o piloto de alerta decola sem as orientações especÃficas da missão que irá cumprir, recebendo os esclarecimentos detalhados quando em vôo.
O CECOMSAER, em anexo, disponibiliza à imprensa as primeiras orientações que foram transmitidas ao piloto de caça da FAB pelo controlador de defesa aérea, após o MIRAGE 2000 ter decolado de Anápolis.
Nesse diálogo, o piloto se identifica como YGQ por segurança. Após essas orientações iniciais, a conversa rádio é muito codificada, o que impossibilita a compreensão de quem não tem acesso aos códigos especÃficos para decifrá-la.
» Ouça diálogo do piloto de caça da FAB com o controlador