A interdição do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, durante aproximadamente uma hora nesta quinta-feira (12/03) causou o cancelamento de um voo e o atraso de três. O voo cancelado viria para Brasília. e faria conexão para Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). Dos 115 passageiros do voo 1797, que deveria ter saído às 19h10, 20% não conseguiram um novo voo e passarão a noite na capital goiana.
O terminal aéreo foi interditado às 18h10 em razão do risco trazido por um EMB-712 Tupi monomotor prefixo PT-VFI que sobrevoava a cidade e fazia manobras perigosas. A aeronave terminou por cair sobre o shopping Flamboyant, o maior da capital goiana. Seus dois ocupantes - um homem e uma menina com idade próxima de cinco anos - morreram. Não há registro de outros mortos ou feridos até o momento, segundo o Corpo de Bombeiros do estado, embora a aeronave tenha atingido entre 15 e 20 carros no momento da queda.
A Polícia Militar de Goiás informou que o homem é pai da garota e teria roubado o avião em Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal.
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que fechou o espaço aéreo de Goiânia e que escoltou o avião de Luziânia até lá.
Segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os passageiros do voo 1797 da Gol que não conseguiram embarcar hoje são os que fariam conexões, e acabaram perdendo-as em razão do atraso na decolagem.
Os três voos que sofreram atraso mas decolaram tinham como destino Guarulhos - dois deles - e Brasília.
Os pousos e partidas no Santa Genoveva foram reautorizados às 19h14.